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Título: Formação de público em Ouro Preto : contexto e convívio.
Autor(es): Regenthal, Bruno Moraes
Orientador(es): Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
Oliveira, Letícia Mendes de
Palavras-chave: Platéias de teatro
Mediação
Teatro
Ouro Preto
Política pública
Data do documento: 2020
Membros da banca: Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de
Oliveira, Letícia Mendes de
Magela, André Luiz Lopes
Valença, Ernesto Gomes
Referência: REGENTHAL, Bruno Moraes. Formação de público em Ouro Preto: contexto e convívio. 171 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar o contexto do teatro da cidade de Ouro Preto por uma perspectiva histórica, socioeconômica e cultural. O mote principal é a problematização da fruição do espectador à arte teatral e a formação de espectadores através de ações culturais dentro e fora do âmbito escolar. São colocadas em pauta estudos de caso de propostas desenvolvidas junto a escolas do município de Ouro Preto (ações no âmbito escolar) e em parceria com a Cia Lamparina – Teatro de Animação (ações fora do âmbito escolar), colaborando para o diálogo com pesquisas desenvolvidas que podem colaborar para a estruturação de uma formação de espectadores. Têm-se como resultado análises de casos e possíveis caminhos e metodologias que podem ser desenvolvidos junto à comunidade para o acesso linguístico e físico ao teatro e para a maximização da fruição das obras teatrais junto ao espectador. Entre a bibliografia abrangida pela pesquisa, estão autores referentes à mediação teatral, como Flávio Desgranges (2003) e Glauber Abreu (2015), pesquisadores ligados à produção cultural, como Rômulo Avelar (2013), filósofos com estudos que podem ser relacionados ao teatro, como Jorge Dubatti (2016) e Jorge Larrosa (2002), além de indicadores culturais e ações já desenvolvidas no município.
Resumo em outra língua: This research aims to study the context of the theater in the city of Ouro Preto from a historical, socioeconomic and cultural perspective. The main motivation is to problematize the spectator's enjoyment of theatrical art and the formation of spectators through cultural actions within and outside the school environment. Case studies of proposals developed with schools in the municipality of Ouro Preto (actions within the school scope) and in partnership with Cia Lamparina - Teatro de Animação (actions outside the school scope) are collaborating for the dialogue with research developed who can collaborate in structuring an audience formation. As a result, we have case analyzes and possible ways and methodologies that can be developed with the community for linguistic and physical access to the theater and for maximizing the enjoyment of theatrical works with the spectator. Among the bibliography covered by the research, there are authors referring to theatrical mediation, such as Flávio Desgranges (2003) and Glauber Abreu, researchers linked to cultural production, such as Rômulo Avelar (2013), philosophers with studies that can be related to the theater, such as Jorge Dubatti (2016) and Jorge Larrosa (2002), in addition to cultural indicators and actions already developed in the municipality.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13032
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/10/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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