A participação política feminina no contexto da revolução iraniana : uma análise dos discursos de Mahnaz Afkhami (1994- 2016).

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Mahnaz Afkhami, ministra durante o regime Pahlavi durante a década de 1970, investigou o movimento de mulheres no Irã a partir de suas perspectivas, sugerindo discussões sobre gênero, patriarcado, emancipação, liberdade e direitos civis para as mulheres. Os artigos publicados pela autora após a Revolução Iraniana, se referem ao contexto pre-revolucionário dos anos de 1960 e 1970, destacando seu papel como secretária geral da organização do governo, Women’s Organization of Iran, no qual ela reivindicou pautas para ampliar a participação das mulheres no Irã. A Women’s Organization of Iran foi um projeto desenvolvido de acordo com os esforços do reinado Pahlavi para incentivar a modernização do Irã, seguindo o modelo europeu, o qual precisou balancear as mudanças com uma sociedade heterogênea, suas tradições culturais e religiosas. Embora Mahnaz Afkhami tenha desempenhado um papel significante como secretária geral e ministra, suas perspectivas eram baseadas em teorias femininas que não se encaixavam nas circunstâncias de grupos menos afortunados no Irã. A autora realizou um trabalho de tradução de teorias em ações práticas, viajando ao interior do país para compreender os obstáculos do dia a dia em que cada mulher se encontrava. Mahnaz Afkhami percebeu que perspectivas ocidentais não eram suficientes para conscientizar mulheres em aldeias e áreas rurais. A partir dos estudos póscoloniais e da história intelectual, essa investigação analisará os discursos de Mahnaz Afkhami sobre o movimento de mulheres no Irã.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Irã - história - revolução, História intelectual, Feminismo - Irã, Mahnaz Afkhami - vida intelectual
Citação
BENFICA, Júlia Carolina de Amorim. A participação política feminina no contexto da revolução iraniana: uma análise dos discursos de Mahnaz Afkhami (1994- 2016). 114 f. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.