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dc.contributor.advisorRoza, Luciano Magelapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Maria Isabel Reis-
dc.date.accessioned2020-12-05T15:02:05Z-
dc.date.available2020-12-05T15:02:05Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Isabel Reis. O uso da história no mercado empresarial: a utilidade do Núcleo de História Oral Trem da Vale como estratégia de comunicação social da mineradora Vale S.A. 118 f. 2020. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/13012-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem por objetivo compreender o papel desempenhado pela história oral, metodologia aplicada pelo núcleo de História Oral Trem da Vale, no campo de comunicação social da empresa de mineração Vale S. A. A reflexão contribui também para entender as motivações que levaram uma empresa de extrativismo mineral incorporar temas como memória, história e patrimônio. Afinal, qual a função do conhecimento histórico nesse processo, marketing institucional ou responsabilidade histórica?Essa análise envolve reflexões de múltiplas áreas do conhecimento, do setor de relações públicas, comunicação social, gestão de empresas, História oral, arquivologia, Turismo e Museologia. A recorrência aos diferentes campos multidisciplinares do conhecimento é justificada pela complexidade das demandas exigidas pela sociedade contemporânea ao mundo empresarial. Com relação às demandas sociais, aborda as táticas e estratégias das empresas no trato das relações públicas. Enfim, analisa a empresa além das suas funções normais no mercado, pois avalia o seu relacionamento com públicos estratégicos das organizações – colaboradores, clientes e comunidade de atuação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Patrimonial Trem da Valept_BR
dc.subjectMarketing institucionalpt_BR
dc.subjectCompanhia Vale do Rio Docept_BR
dc.titleO uso da história no mercado empresarial : a utilidade do Núcleo de História Oral Trem da Vale como estratégia de comunicação social da mineradora Vale S.A.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/11/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeRoza, Luciano Magelapt_BR
dc.contributor.refereeAbreu, Marcelo Santos dept_BR
dc.contributor.refereeCunha, Nara Rúbia de Carvalhopt_BR
dc.description.abstractenThe research aims to understand the role played by oral history, a methodology applied by the Trem da Vale oral history Center, in the social communication Field of the mining company Vale S. A. The reflection also contributes to understand the motivations that led a mining company incorporate themes such as memory, history and heritage. After all, what is the role of historical knowledge in this process, institutional marketing or historical responsibility? This analysis involves reflections from multiple áreas of knowledge, from the public relations sector to social communication, business management, oral history, archivology, tourism and museology. The recurrence to different multidisciplinary fields of knowledge is justified by the complexity of the demands demanded by contemporary society in the business world. With regard to social demands, it addresses the tactics and strategies of companies in dealing with public relations. Finally, it analyzes the company beyond its normal functions in the market, as it assesses its relationship with strategic audiences of the organizationscollaborators, customers and the operating community.pt_BR
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