Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12997
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Fábio Augusto Rodrigues ept_BR
dc.contributor.authorSilva, Cínthia Luiz da-
dc.date.accessioned2020-11-26T17:10:47Z-
dc.date.available2020-11-26T17:10:47Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Cínthia Luiz da. Uma experiência de formação docente continuada com o tema aprendizagem baseada em projetos. 2020. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12997-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa consistiu em desenvolver uma proposta de oficina de formação continuada para professores, com tema "Aprendizagem Baseada em Projetos". É uma atividade destinada a educadores do ensino fundamental e médio, uma vez que essa metodologia atende aos diferentes níveis educacionais, contribuindo com a aprendizagem e podendo ser adequada à realidade de cada instituição de ensino. Com essa proposta esperamos contribuir com a formação continuada, por meio de uma abordagem de ensino, que mesmo não sendo nova, permitirá que os educadores avancem desenvolvendo habilidades dos alunos em tecnologias, resolução de problemas, estimulando o senso crítico e a cooperação. A análise foi na baseada na Grounded Theory (GT), uma abordagem metodológica que se fundamenta pela criação de uma teoria a partir dos dados produzidos na própria pesquisa. Este estudo foi realizado em uma escola municipal localizada na Região Noroeste de Belo Horizonte –MG. Em relação à natureza desse trabalho, seguimos o modelo de pesquisa aplicada, que tem como objetivo produzir conhecimentos na tentativa de encontrar soluções de problemas específicos. No caso, o nosso problema de pesquisa visa analisar os conhecimentos mobilizados, benefícios e dificuldades a partir de uma atividade de formação continuada sobre APB. Para analisar esses dados, a professora-pesquisadora dessa investigação transcreveu, codificou e analisou as respostas dadas pelos participantes nas entrevistas. Como principais resultados dentro da perspectiva da ABP, compreendemos que os professores são únicos, indivíduos em formação constante, baseados em suas múltiplas experiências e reflexões ao longo da vida, e que essas vivências podem refletir de forma significativa nas contribuições dos cursos de formação continuada.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleUma experiência de formação docente continuada com o tema aprendizagem baseada em projetos.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/10/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeNicolli, Aline Andréiapt_BR
dc.contributor.refereeMaia, Cristina de Oliveirapt_BR
dc.contributor.refereeSilva, Fábio Augusto Rodrigues ept_BR
dc.description.abstractenThe objective of this research was to develop a workshop proposal for professor’s continued education, with the theme "Project Based Learning". It is an activity aimed at elementary and high school educators, since this methodology serves different educational levels, contributing to learning and being able to be adapted to the reality of each educational institution. With this proposal we hope to contribute to continuing education through a teaching approach. Even though this isn’t new, will allow educators to advance and develop students' skills in technologies, problem solving, stimulating critical sense and cooperation. The analysis was based on the Grounded Theory (GT), a methodological approach that is based on the creation of a theory based on the data produced in the research itself. This study was accomplished in a municipal school located in the Northwest Region of Belo Horizonte - MG. Regarding the nature of this work, we follow the model of applied research which aims to produce knowledge in an attempt to find out solutions to specific problems. In this case, our research problem aims to analyze the knowledge mobilized, the benefits and difficulties based on a continuous training activity on PBL. In order to analyze these data, the teacher-researcher of this investigation transcribed, coded and analyzed the answers given by the participants in the interviews and, as main results within PBL, we understood that teachers are unique individuals in constant training based on their multiple experiences and reflections throughout life and that these experiences can reflect significantly on the contributions of continued education courses.pt_BR
Appears in Collections:MPEC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_ExperiênciaFormaçãoDocente.pdf2,63 MBAdobe PDFView/Open
PRODUTO_AprendizagemBaseadaProjetos.pdf18,32 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons