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Título: Análise tribológica do deslizamento de um pino de metal duro contra uma liga de alumínio EN AW-ALMG1-500.
Autor(es): Silveira, Michele Lisboa
Reis, Bárbara Cristina Mendanha
Pinto, Rafael Lucas Machado
Santos, D. V. dos
Pereira, Natália Fernanda Santos
Palavras-chave: Tribologia
Usinagem
Adesão
Data do documento: 2018
Referência: SILVEIRA, M. L. et al. Análise tribológica do deslizamento de um pino de metal duro contra uma liga de alumínio EN AW-ALMG1-500. Acta Mechanìca et Mobilitatem, v. 3, n. 6, p. 29-32, 2018. Disponível em: <http://www.amm.demec.ufmg.br/index.php?journal=revista&page=article&op=view&path%5B%5D=55>. Acesso em: 10 mar. 2020.
Resumo: A tribologia permite estudar a interação entre superfícies em contato com movimento relativo, de modo que se pode prever o comportamento dos materiais quando submetidos a determinados processos de fabricação, como a usinagem. Nesse sentido, este estudo buscou identificar os mecanismos de desgaste decorridos da interação dos pares tribológicos pino de metal duro microgrão contra uma placa de alumínio por meio do ensaio pino sobre disco. As análises foram realizadas qualitativamente e avaliadas por um microscópio eletrônico de varredura (MEV). Buscou-se submeter pinos de metal duro sem revestimento em um contato de deslizamento contra a placa de alumínio EN AW-AlMg1-5005. Esta liga de alumínio pode ser encontrada em materiais sanduíche, combinadas, por exemplo, com o polietileno, sendo esse material aplicado nas indústrias civil, aeronáutica e automobilística. Os testes foram realizados no tribômetro modelo Microtest SMT-A/0100, utilizando pino de metal duro com as velocidades de 24, 48 e 72 m/min, e carga normal de 3N aplicada sobre a placa de alumínio. A partir das imagens geradas no MEV e na análise de espectroscopia de energia dispersiva (EDS), foi observado que o mecanismo de desgaste predominante para diferentes velocidades de deslizamento foi de adesão. Para maiores valores de velocidade, o desgaste foi mais pronunciado, fato esse observado pela maior largura das pistas desgastadas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12962
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ISSN: 2525-9350
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