Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1294
Title: Mudança no suprimento industrial e disseminação dos riscos de contaminção : pesquisa sobre a co-incineração de resíduos perigosos em fábricas de cimento.
Authors: Santi, Auxiliadora Maria Moura
Sevá Filho, Arsênio Oswaldo
Issue Date: 2004
Citation: SANTI, A. M. M.; SEVÁ FILHO, A. O. Mudança no suprimento industrial e disseminação dos riscos de contaminação : pesquisa sobre a co-incineração de resíduos perigosos em fábricas de cimento. In: Congresso Brasileiro de Energia, 10., 2004, Rio de Janeiro. X Congresso Brasileiro de Energia, 2004. p.1682-1716. Disponível em: <http://www.seeds.usp.br/pir/arquivos/congressos/CBE2004/TEMA_10.pdf>. Acesso em: 09 ago. 2012.
Abstract: A indústria de cimento caracteriza-se pelo consumo intensivo de calor nos fornos rotativos de clínquer e pela diversidade crescente, com um leque cada vez mais amplo, dos tipos de combustíveis especificados ofertados no mercado - especialmente óleo combustível, carvão mineral, finos de carvão vegetal e coque de petróleo - e recentemente, com uma infinidade de resíduos industriais que podem ser usados para complementar a queima nesses fornos. A análise retrospectiva do consumo de combustíveis pelo conjunto das cimenteiras brasileiras mostra que os choques do petr´leo na década de 1970 e o avanço da legislação ambiental e dos movimentos ambientalistas nos anos 1980 e 1990 tornaram-se fatores determinantes de uma nova matriz energética no setor, crescendo o uso de resíduos industriais em escala sem precedentes, em alguns casos correspondendo de 10% a 20% de todo o combustível alimentado nos fornos. Este artigo destaca os riscos tecnológicos da cadeia de fabricação e uso do cimento e suas implicações nas condições de trabalho e de vida, lembrando que eles podem afetar a saúde de populações numerosas. A noção de risco adotada engloba os eventos já verificados de poluição aguda e de contaminação, os processos que estão se formando, latentes, e os que têm probabilidade de ocorrer. Analisamos, durante a fase de pesquisa, em uma mesma porção territorial, a Região do Calcário ao Norte de Bello Horizonte, as várias alterações ambientais e os riscos envolvidos lá associados à atividade cimenteira; e registramos também o aumento dos riscos ao longo dos trajetos - que têm centenas de quilômetros de extensão - desde o despacho dos resíduos pela indústria geradora, até sua injeção nos fornos de clínquer. Mencionamos a redução ou relocalização dos riscos nas regiões onde estão instaladas tais fontes geradoras de resíduos, já que esses materiais, ao serem despachads para longe, não irão se acumular no solo (disposição clandestina ou em aterros licenciados) ou ficar estocados, e a ampliação dos riscos nas regiões onde estão as fábricas de cimento. A pesquisa foi realizada entre os anos de 1996 e 2002 no pólo cimenteiro da Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG, onde funcionam quatro fábricas de grande porte e onde a co-incineração de resíduos industriais perigosas veio sendo adotada nesse período.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1294
Appears in Collections:DECIV - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_MudançaSuprimentoIndustrial.pdf720,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.