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Título: A TV colombiana entre o público e o privado : tensões políticas, econômicas e culturais na distinção histórica de modelos televisivos.
Título(s) alternativo(s): La TV colombiana entre lo público y lo privado : tensiones políticas, económicas y culturales en la distinción histórica de modelos televisivos.
Autor(es): Salamanca Rodríguez, Gedma Alejandra
Tavares, Frederico de Mello Brandão
Palavras-chave: Identidade nacional colombiana
Modelos de negócios televisivos
Televisão estatal
Televisão privada
Data do documento: 2019
Referência: SALAMANCA RODRÍGUEZ, G. A.; TAVAREZ, F. de. M. B. A TV colombiana entre o público e o privado: tensões políticas, econômicas e culturais na distinção histórica de modelos televisivos. Eptic On-Line, v. 21, n. 3, p. 136-154, set./dez. 2019. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/view/12483>. Acesso em: 27 set. 2020.
Resumo: Na Colômbia, a história da televisão oscilou entre gradações de participação e gestão estatal e privada, em um esquema misto singular no mundo. As tensões entre os atores envolvidos neste contexto e as expectativas comerciais e culturais aí presentes, criaram diferentes modelos que determinaram estruturas de propriedade, conteúdos e formas de trabalho; moldando o decisivo papel que a TV ocupou na sociedade ao longo do tempo. A partir de uma pesquisa documental e da análise de relatos sobre a TV colombiana, o artigo problematiza essas questões e aponta a distinção histórica de um projeto inicial de nação, pela TV, que gradualmente se mercantilizou.
Resumo em outra língua: En Colombia, la historia de la televisión osciló entre diferentes grados de participación y gestión estatal y privada, en un esquema mixto singular en el mundo. Las tensiones entre los actores involucrados en este contexto y las expectativas comerciales y culturales ahí presentes, crearon diferentes modelos que determinaron estructuras de propiedad, contenidos y formas de trabajo; moldando el decisivo papel que la TV ocupó en la sociedad a lo largo del tiempo. A partir de una investigación documental y del análisis de relatos sobre la TV colombiana, el artículo problematiza estas cuestiones y apunta la distinción histórica de un proyecto inicial de nación, por la televisión, que gradualmente se mercantilizó.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12949
ISSN: 1518-2487
Licença: O periódico Eptic permite o depósito da versão pós-print dos artigos. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/908>. Acesso em: 16 set. 2020.
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