Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12944
Título: Reposicionamento do radiojornalismo frente aos novos desafios da migração do AM para o FM : análise de caso de quatro emissoras tradicionais.
Autor(es): Lopez, Debora Cristina
Martins, Nair Prata Moreira
Bianco, Nelia Rodrigues Del
Zuculoto, Valci Regina Mousquer
Farias, Karina Woehl de
Palavras-chave: Sustentabilidade
Jornalismo
Data do documento: 2019
Referência: LOPEZ, D. C. et al. Reposicionamento do radiojornalismo frente aos novos desafios da migração do AM para o FM: análise de caso de quatro emissoras tradicionais. Rádio-Leituras, v. 10, n. 1, p. 60-78, jan./jun. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br:8082/pp/index.php/radio-leituras/article/view/3993>. Acesso em: 27 set. 2020.
Resumo: O presente artigo discute o reposicionamento de emissoras AM jornalísticas que migraram para o FM. É baseado em dados da pesquisa nacional de tipo quali-quanti (FLICK, 2009) realizada em 2018 pelo GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom, cujo objetivo foi mensurar o impacto da mudança sob aspectos de programação, sustentabilidade e relacionamento com audiência. A maior parte (41%) fez adaptações parciais, visando o rejuvenescimento da audiência a partir da inserção de prestação de serviço ao estilo dinâmico do FM e ampliação dos mecanismos de interação com o público. O maior desafio das rádios tradicionais em jornalismo é enfrentar o conservadorismo do ouvinte de AM que recusa mudanças. Detalha-se esse reposicionamento em quatro emissoras que migraram: Rádio Itatiaia de Ouro Preto e Montanhesa (Minas Gerais); Clube de Lages e Cruz de Malta (Santa Catarina).
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12944
ISSN: 2179-6033
Licença: A Revista Rádio-Leituras permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 10 abr. 2015.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ReposicionamentoRadiojornalismoFrente.pdf336,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.