Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12943
Título: A emergência dos smart speakers : desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data.
Título(s) alternativo(s): The emergence of smart speakers : challenges and opportunities for radio broadcasting in the context of the big data.
Autor(es): Kischinhevsky, Marcelo
Lopez, Debora Cristina
Palavras-chave: Comunicação
Data do documento: 2019
Referência: KISCHINHEVSKY, M.; LOPEZ, D. C. A emergência dos smart speakers : desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data. Observatorio (OBS*), v. 13, n. 2, p. 125-141, mar. 2019. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1646-59542019000200007&lng=p&nrm=iso>. Acesso em: 27 set. 2020.
Resumo: O presente artigo, de caráter exploratório, analisa a emergência dos smart speakers e a reintermediação que o dispositivo opera no mercado de mídia sonora, num contexto de crescente investimento corporativo em big data. No percurso, são elencados os desafios no horizonte e as oportunidades para as tradicionais emissoras de rádio, que precisarão se tornar parceiras de gigantes de tecnologia para assegurar um lugar de destaque no novo ecossistema midiático, em que hábitos de escuta antes solidamente estabelecidos são redesenhados. Além de pesquisa bibliográfica e documental, foram realizadas entrevistas com gestores de duas emissoras brasileiras que vêm investindo na distribuição de conteúdos radiofônicos por meio de assistentes de voz, permitindo-nos refletir sobre o papel que estes novos intermediários podem vir a desempenhar no mercado de mídia sonora.
Resumo em outra língua: This exploratory article analyzes the emergence of smart speakers and the re-intermediacy carried out by this device in audio media market, in a context of growing corporate investment in big data. In this theoretical path, we summarize are challenges on the horizon and the opportunities for traditional radio broadcasters, who will be compelled to seek partnerships with technology giants to ensure a prominent place in the new media ecosystem, where previously established listening habits are redesigned. In addition to bibliographic and documental research, interviews were conducted with managers of two Brazilian broadcasters who have been investing in the distribution of radio content through voice assistants, allowing us to reflect on the role these new intermediaries may play on audio media market.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12943
ISSN: 1646-5954
Licença: Licensed under the Creative Commons AttributionNonCommercial Generic (cc by-nc). Available at http://obs.obercom.pt. Fonte: o próprio artigo.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EmergenceSmartSpeakers.pdf365,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.