Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12935
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorMaciel, Paulo Marcos Cardosopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Frederico D'Paschoal Contarini da-
dc.date.accessioned2020-11-18T18:19:53Z-
dc.date.available2020-11-18T18:19:53Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Frederico D'Paschoal Contarini da. Los Pájaros Se Van Con La Muerte: estudo sobre o trágico no drama moderno latino-americano. 107 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12935-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa trata-se de um estudo de caso da peça Los Pájaros Se Van Con La Muerte (1976), de Edílio Peña, para desdobrar a discussão do conceito de trágico e suas especificidades no contexto latino-americano. Dadas as diferenças da experiência do drama moderno entre Europa e América Latina, esta pesquisa tem como objetivo apresentar a obra em seu contexto histórico, social e artístico para analisá-la no nível de seus elementos constituintes a fim de perceber, na forma, especificidades que nos permitam pensar configurações próprias do trágico nesta experiência dramática. A diferença do conceito de trágico dar-se-á através da comparação com o trágico cotidiano (SARRAZAC, 2017) presente no drama moderno, segundo argumentou o crítico em sua Poética contemporânea. Por isso, o segundo momento trata-se da apresentação da Poética do Drama moderno e teorias correlatas no que se refere à mudança de paradigma do drama pós-1880, destacando ali o trágico segundo Sarrazac. No terceiro momento, retornamos ao eixo América Latina, discutindo, através de sua epistemologia, subjetivações de sua literatura no século XX que nos ajudam a encarar com mais detalhes as construções heroicas dos sujeitos dramáticos de Peña, marginais que sucumbem à tirania sádica. Principalmente nesse ponto o drama moderno latinoamericano diferencia-se, sobretudo, pela diferença entre uma ação heroica (ativa) e uma ação anêmica que, segundo Sarrazac, seria própria do drama ocidental e de sua tragédia da felicidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectTeatro latino - tragédiapt_BR
dc.subjectTeatro venezuelanopt_BR
dc.subjectO trágicopt_BR
dc.subjectArte moderna - séc. XXpt_BR
dc.subjectEdilio Peñapt_BR
dc.titleLos Pájaros Se Van Con La Muerte : estudo sobre o trágico no drama moderno latino-americano.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/09/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeMaciel, Paulo Marcos Cardosopt_BR
dc.contributor.refereeMedeiros, Elen dept_BR
dc.contributor.refereePereira, Elvina Maria Caetanopt_BR
dc.description.abstractenEsta investigación es un estudio de caso de la obra Los Pájaros Se Van Con La Muerte (1976), de Edílio Peña, para desarrollar la discusión del concepto de trágico y sus especificidades en el contexto latinoamericano. Dadas las diferencias en la experiencia del drama moderno entre Europa y América Latina, esta investigación tiene como objetivo presentar el trabajo en su contexto histórico, social y artístico para analizarlo a nivel de sus elementos constitutivos para percibir, en la forma, especificidades que permítanos pensar en configuraciones específicas de lo trágico en esta experiencia de drama moderno. La diferencia en el concepto de lo trágico ocurrirá a través de la comparación con lo trágico cotidiano (SARRAZAC, 2017) presente en el drama moderno, como argumentó el crítico en su Poética contemporánea. Por lo tanto, el segundo momento es la presentación de la poética dramática moderna y las teorías relacionadas con el cambio de paradigma del drama posterior a 1880, destacando lo trágico según Sarrazac. En el tercer momento, volvemos al eje de América Latina, discutiendo a través de sus epistemologías, subjetividades de su literatura en el siglo XX que nos ayudan a enfrentar con más detalle las construcciones heroicas de los dramas marginales de Peña, de sujetos que sucumben a la tiranía sádica. Especialmente en este punto, el drama latinoamericano moderno difiere, sobre todo, por la diferencia entre una acción heroica (activa) y una acción anémica que, según Sarrazac, sería característica del drama occidental y su tragedia de felicidad.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PajarosVanMuerte.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons