Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12899
Título: Oh Minas Gerais, Oh linda La Paz : identidades no discurso cancional.
Autor(es): Pinto, Carlos Fernando Jáuregui
Ferreira, Nísio Antonio Teixeira
Palavras-chave: Canção
Hino
Identidade
Nação
Tradição
Data do documento: 2019
Referência: PINTO, C. F. J.; FERREIRA, N. A. T. Oh Minas Gerais, Oh linda La Paz: identidades no discurso cancional. Revista Extraprensa, São Paulo, v. 12, n. esp., p. 152-169, set. 2019. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/153497>. Acesso em: 27 set. 2020.
Resumo: Com o objetivo de contribuir para a compreensão do cenário em que símbolos de identidades nacionais e locais têm sido evocados como estratégia política, este trabalho analisa o caso da canção (Oh) Minas Gerais, que poderá tornar-se hino oficial do Estado, caso seja aprovada uma proposta em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Recuperamos a trajetória da peça musical que também se tornou hino não-oficial da cidade boliviana de La Paz e conta com versões anteriores em outras línguas, dentre as quais, destacamos variantes cantadas em inglês, italiano e russo. A partir da contextualização de suas origens (mesmo que imprecisas) e da análise de melodia e letra, em articulação com seus contextos de produção e circulação, propomo-nos a refletir sobre variações e recorrências, concentrando-nos nos valores e afetos convocados na construção das identidades mineira e paceña que são sugeridas em forma de música e nos aspectos cancionais que favorecem sua consolidação como um “hino”.
Resumo em outra língua: With the objective of a contribution to the understanding of the scenario in which symbols of national and local identities have been evoked as a political strategy, this paper analyzes the case of the song (Oh) Minas Gerais, which may become an official hymn of the State, if approved a proposal in progress in the Legislative Assembly of Minas Gerais. We recovered the trajectory of this musical piece that also became an unofficial hymn of the Bolivian city of La Paz and counts on previous versions in other languages, among which we highlight variants sung in English, Italian and Russian. From the contextualization of its origins (even if imprecise) and the analysis of melody and lyrics, in articulation with their contexts of production and circulation, we propose to reflect on variations and recurrences, concentrating on the values and affections called in the construction of Minas Gerais and La Paz identities that are suggested in the form of music and in the song aspects that favor its consolidation as a “hymn”.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12899
DOI: https://doi.org/10.11606/extraprensa2019.153497
ISSN: 1519-6895
Licença: O periódico Extraprensa permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/40>. Acesso em: 16 set. 2020.
Aparece nas coleções:DEJOR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MinasGeraisLinda.pdf470,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.