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dc.contributor.authorSantos, Ana Carolina Lima-
dc.contributor.authorTeixeira, Rafael Tassi-
dc.date.accessioned2020-10-29T20:10:41Z-
dc.date.available2020-10-29T20:10:41Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, A. C. L.; TEIXEIRA, R. T. Sobre paisagens conhecidas e corpos anônimos: memórias fotográficas do fluxo migratório no Mediterrâneo. Rumores, v. 13, n. 25, p. 192-219, jan./jun. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/148356>. Acesso em: 27 set. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1982-677X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12897-
dc.description.abstractNos últimos trinta anos, uma série de fotografias jornalísticas que retrata o drama de africanos e médio-orientais tentando (e quase sempre fracassando em) cruzar o Mediterrâneo tem produzido memórias sobre a questão migratória. Este artigo parte da análise de algumas dessas imagens a fim de discutir de que modo à construção memorialística, conformada a partir de certa política do testemunho, pode ser capaz de entrelaçar dever de memória e dever civil de ação. Trabalha-se com imagens que estabelecem relação entre as paisagens conhecidas (do mar e da praia) e os corpos anônimos (de imigrantes cujas identidades e trajetórias permanecem indefinidas) que parecem desestabilizá-las, uma relação marcada pela noção de fronteira – a qual, ao mesmo tempo em que serve para separar, abre uma possibilidade de unir o familiar e o estranho.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCrise migratóriapt_BR
dc.titleSobre paisagens conhecidas e corpos anônimos : memórias fotográficas do fluxo migratório no Mediterrâneo.pt_BR
dc.title.alternativeAbout known landscapes and anonymous bodies : photographic memories of the Mediterranean migratory flow.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseA Revista Rumores permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 15 jun. 2015.pt_BR
dc.description.abstractenIn the last thirty years, a series of journalistic photographs that portray the drama of Africans and Middle Easterners attempting (and usually failing to) to cross the Mediterranean Sea has built memories on the issue of migration. This article analyzes some of those photos to discuss how the construction of memory, based on a certain politics of testimony, may be able to associate the duties of memory and the duties of civil action. Special attention is paid to images that establish a relation between well-known landscapes (of the sea and of the beach) and anonymous bodies (of immigrants whose identities and trajectories remain indefinite) that seem to destabilize them, a relationship marked by the notion of boundary – serving to separate, but also to open up a possibility of unification of the familiar and the strange.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.148356pt_BR
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