Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12862
Title: Do necessário para a comodidade dos povos : urbanização e civilidade no território sul-mineiro – Baependi (1754-1856).
Authors: Azevedo, Maria Cristina Neves de
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Francisco Eduardo de
Keywords: Minas Gerais - História - Séc. XVIII
Baependi - MG - História - Séc. XIX
Urbanização - Minas Gerais - História
Issue Date: 2020
metadata.dc.contributor.referee: Andrade, Francisco Eduardo de
Chaves, Cláudia Maria das Graças
Carrara, Ângelo Alves
Meneses, José Newton Coelho
Araújo, Patrícia Vargas Lopes de
Citation: AZEVEDO, Maria Cristina Neves de. Do necessário para a comodidade dos povos: urbanização e civilidade no território sul-mineiro – Baependi (1754-1856). 374 f. 2020. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Abstract: Tendo como referência as reflexões em torno do processo de povoamento da América portuguesa, a partir da fundação de capelas e o estabelecimento de pontos de apoio à interiorização da colônia, a proposta que se apresenta tem como recorte cronológico o período entre a fundação do arraial, em 1754, e a criação da cidade, em 1856. A longevidade do topônimo, na história da formação territorial de Minas Gerais, era contrastante com a lentidão da implantação e organização de um espaço urbano em Baependi. A pesquisa em documentação da administração secular e eclesiástica colonial permitiu a identificação de um ritmo próprio alinhado aos diferentes movimentos internos – demográficos e econômicos – no contexto de afirmação do território e sociedade de Minas Gerais como também, em escala local, ao processo da própria sociedade que se fixou no território da Freguesia, e Termo de Baependi. Diminuindo a escala do território para o lugar, buscamos acompanhar as iniciativas dos oficiais da câmara e demais moradores da vila, no sentido de equipar a sede com artefatos voltados para a comodidade, o decoro, a conveniência e o benefício dos povos. Consideramos que a construção e instalação de estruturas voltadas ao abastecimento de água para a população é relevante para a reflexão sobre o conceito de urbano e civilidade na experiência colonial e imperial.
metadata.dc.description.abstracten: Having, as reference, the reflections around the settlement process of Portuguese America, from the foundation of chapels and the estabilishment of points of support for the interiorization of the colony, the proposal that is presented has as chronological outline the period between the founding of the camp, in 1754, and the creation of the city, in 1856. The longevity of the toponym, in the history of the territorial formation of Minas Gerais, was contrasting with the slowness of the implementation and organization of an urban space in Baependi. Research on documentation of secular and ecclesiastical colonial administration allowed the indetification of a pace of its own aligned with the different internal movements – demographic and economic – in the contexto of the affirmation of the territory and Society of Minas Gerais as well as, on a local scale, the process of the Society itself wich settled in the territory of the Parish, and Term of Baependi. Reducing the scale of the territory to the placee, we seek to follow the initiatives of the chamber’s officers and other residenst of the village, in order to equip the headquarters with artifacts aimed at the convenience, decorum and benefit of peoples. We consider that the construction and installation of structures for water supply for the population is relevant for reflection on the concept of urban and civility in the colonial and imperial experience.
Description: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12862
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/09/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGHis - Doutorado (Teses)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_NecessárioComodidadePovos.pdf19,9 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons