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Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.advisorAssis, Guilherme Tavares dept_BR
dc.contributor.advisorTravain, Silmar Antôniopt_BR
dc.contributor.authorSousa, Fernanda Luíza de-
dc.date.accessioned2020-10-21T17:33:39Z-
dc.date.available2020-10-21T17:33:39Z-
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Fernanda Luíza de. SimulAção: plataforma Web de simuladores voltados ao ensino de física. 2020. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12857-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, o Ensino de Física tem-se pautado na utilização de métodos tradicionais de ensino com repetição mecânica de conceitos, memorização de equações e exposição do conteúdo por meio, simplesmente, do quadro negro e giz. Essa metodologia, que visa a utilização de equações sem o questionamento do conteúdo da teoria Física associada, torna o aluno receptor passivo de informações, impossibilitando sua interação na construção do conhecimento. A utilização de mídias educacionais, tais como simulações computacionais, vídeos e animações, propicia ao professor acesso a uma grande quantidade de recursos, que podem contribuir para tornar a aula mais interativa e dinâmica, possibilitando ao aluno maior envolvimento no processo de ensino e aprendizagem. A partir do objeto em estudo e com a utilização desses recursos, o aluno tem uma maior oportunidade de interagir com os seus colegas e o professor, propiciando assim a construção do conhecimento durante as interações. Neste contexto, como objetivo principal deste trabalho, foi desenvolvida uma plataforma, denominada SimulAção, para a disponibilização de simuladores computacionais, voltados inicialmente para o ensino de conteúdos de Conservação da Energia Mecânica, e de roteiros para utilização dos mesmos. A partir de experimentações práticas realizadas, a plataforma SimulAção foi validada por meio do método baseado no questionário de avaliação de satisfação subjetiva do usuário, que mede a usabilidade de produtos; neste contexto, resultados experimentais obtidos comprovaram que a usabilidade da plataforma e seus serviços, até o momento oferecidos, de uma maneira geral foi de 82,72, encontrando-se entre o excelente e o melhor imaginável. Ademais, o método baseado no modelo de Toulmin foi utilizado na experimentação prática desse trabalho com a finalidade de analisar os argumentos dos alunos a partir das atividades práticas desenvolvidas por meio do uso dos simuladores presentes na plataforma SimulAção. Vale ressaltar que o conteúdo abordado na plataforma SimulAção, proposta neste trabalho, pode ser estendido a qualquer área de conhecimento, desde que existam simuladores voltados para tais áreas. A utilização de simuladores computacionais, como recurso didático no ensino, busca provocar os professores a fim de realizar mudanças em seus métodos de ensino, despertando o interesse e promovendo a interação da teoria com a prática de forma a favorecer a aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSimulação - computadorespt_BR
dc.subjectPlataforma aberta da Webpt_BR
dc.subjectQuestionáriospt_BR
dc.titleSimulAção : plataforma Web de simuladores voltados ao ensino de física.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/10/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeZiviani, Denise Conceição das Graçaspt_BR
dc.contributor.refereeCoelho, Dayanne Gouveiapt_BR
dc.contributor.refereeCarvalho, Edson José dept_BR
dc.contributor.refereeTravain, Silmar Antôniopt_BR
dc.contributor.refereeAssis, Guilherme Tavares dept_BR
dc.description.abstractenIn recent years, Physics Education has been based on the use of traditional teaching methods such as the mechanical repetition of concepts, memorization of equations, and exposure of content through, simply, the blackboard and chalk. This methodology, which aims to use equations without questioning the content of the associated Physical Theory, turn students into passive receivers of information, therefore hindering their interaction in the knowledge construction process. The use of educational media, such as computer simulations, videos, and animations, provides the teacher with access to a large amount of resources, which can contribute to making the class more interactive and dynamic, allowing the students to be more engaged in the teaching-learning process. From the object under study and with the use of these resources, students have a greater opportunity to interact with their colleagues and the teacher, thus enabling the construction of knowledge during the interactions. In this context, as the main objective of this work, a platform called SimulAção was developed for the provision of computer simulators aimed at teaching Mechanical Energy Conservation contents and roadmaps for their use. According to the practical experiments carried out, the SimulAção platform was validated using the method based on the user’s subjective satisfaction assessment questionnaire, which measures the usability of products. In this sense, the experimental results obtained proved that the usability of the platform and its services, until now offered, in general was 82.72, being, therefore, placed between the excellent and the best imaginable. Moreover, the method based on Toulmin's model was used in the practical experimentation of this work with the purpose of analyzing the students' arguments stemming from the practical activities developed through the use of the simulators present in the SimulAção platform. It is worth mentioning that the content approached in the SimulAção platform, proposed within this work, can be extended to any area of knowledge, as long as there are simulators aimed at such areas. The use of computer simulators as a teaching resource seeks to instigate teachers in order to make changes in their teaching methods, arousing interest and promoting the interaction between theory and practice in order to favor learning.pt_BR
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

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