Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1283
Title: Uma investigação experimental de ligações soldadas de barras tubulares de aço, do tipo K, utilizadas em treliças planas.
Authors: Vieira, Rosilene de Fátima
Requena, João Alberto Venegas
Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Minchillo, Daniela Grintaci Vasconcellos
Keywords: Ligações
Análise experimental
Barras tubulares
Estruturas de aço
Issue Date: 2006
Citation: VIEIRA, R. de F. et al. Uma investigação experimental de ligações soldadas de barras tubulares de aço, do tipo K, utilizadas em treliças planas. In: Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural, 32., 2006, Campinas, v. 1. p. 3398-3407. Disponível em: <http://www.fec.unicamp.br/~estruturastubulares/JOR0585.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2012.
Abstract: Este paper apresenta os resultados de uma análise experimental, de uma ligação afastada ensaiada com carga axial de compressão no montante, utilizada em estruturas metálicas planas, tendo como ponto de partida a verificação do comportamento global da ligação. Será avaliada uma ligação de treliça do tipo K com barras afastadas. As barras que compõem a ligação, aqui apresentada, possuem seções transversais tubulares circulares soldadas entre si. O modo de colapso da ligação foi devido a plastificação da parede do banzo (uma diagonal tracionando a parede do banzo e o montante comprimindo). Um efeito de ovalisação da seção transversal do banzo na região do afastamento foi observada. O dimensionamento da ligação segue o Método dos Estados Limites, no qual as resistências de cálculo são verificadas. As barras envolvidas nesta ligação também sofrem a influência de momentos adicionais provocados por excentricidades. O estudo será feito através de uma análise comparativa entre uma solução analítica fornecida por normas técnicas internacionais, uma análise experimental e uma modelagem numérica via Ansys. Na modelagem numérica foi utilizado o elemento shell 181, com 4 nós por elemento. A finalidade deste estudo é o entendimento do comportamento desta ligação, possibilitando assim, a disseminação desta concepção estrutural ainda pouco explorada no Brasil para viabilizar a execução de projetos otimizados.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1283
Appears in Collections:DECIV - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_InvestigaçãoExperimentalLigações.pdf625,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.