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Título: Terceirização em uma organização do setor de mineração.
Título(s) alternativo(s): Outsourcing in a mining company.
Autor(es): Ceribeli, Harrison Bachion
Lima, Tiago Cavalcanti Baeta
Palavras-chave: Serviços terceirizados
Data do documento: 2019
Referência: CERIBELI, H. B.; LIMA, T. C. B. Terceirização em uma organização do setor de mineração. Revista INTERFACE, Natal, v. 16, n. 1, p. 27-50, jan./jun. 2019. Disponível em: <https://ojs.ccsa.ufrn.br/index.php/interface/article/view/902>. Acesso em: 27 set. 2020.
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar a terceirização em uma empresa mineradora localizada no Estado de Minas Gerais, escolhida devido a importância do Estado para as atividades do setor. Como método de pesquisa, optou-se pela realização de um estudo de caso. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas com o gestor de contratos de terceirização na empresa, analisados documentos internos, e conduzida observação in loco. Entre os resultados, constatou-se a importância de se realizar uma análise criteriosa das possíveis empresas prestadoras de serviços terceirizados, visando minimizar os riscos envolvidos na terceirização, e de se manter continuamente o acompanhamento e controle de qualidade dos serviços prestados pelas terceiras contratadas. Ademais, identificou-se como erro mais comum no processo de terceirização na empresa estudada a redação de contratos pobres, o que pode ser mitigado estruturando-se um setor ou área responsável pelos contratos das terceirizadas. Como principal vantagem do processo de terceirização, destaca-se a possibilidade de concentrar esforços e recursos da empresa em seu negócio principal, o que leva à maior especialização e melhor desempenho. Já como desvantagem, cita-se o risco de ter que arcar solidariamente com compromissos trabalhistas das contratadas, o que pode ser minimizado com um processo eficaz de seleção de fornecedores.
Resumo em outra língua: This study aimed to analyze outsourcing in a mining company located in the State of Minas Gerais, chosen because of the importance of the state to the activities of the sector. As a research method, it was decided to conduct a case study. For data collection, interviews were conducted with outsourcing contracts manager in the company, analyzed internal documents, and conducted in loco observation. Among the results, it was verified the importance of carrying out a careful analysis of the possible outsourced service providers, in order to minimize the risks involved in outsourcing, and of continuously maintaining the monitoring and quality control of the services provided by thirdparty contracted. In addition, it was identified as the most common error in the outsourcing process in the company under study the writing of poor contracts, which can be mitigated by structuring a sector or area responsible for outsourced contracts. As a main advantage of the outsourcing process, stands out the possibility of concentrating efforts in core business, which leads to greater specialization and better performance. On the other hand, as a main disadvantage, there is a risk of being held jointly responsible for the labor commitments of the contracted companies, which can be minimized through an effective supplier selection process.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12829
ISSN: 2237-7506
Licença: O periódico Revista INTERFACE permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2493>. Acesso em: 09 out. 2020.
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