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Título: Formação crítica dos administradores : relatos de uma experiência pedagógica.
Autor(es): Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Pereira, Jussara Jéssica
Rezende, Ana Flávia
Palavras-chave: Pedagogia crítica
Ensino
Pesquisa
Emancipação
Data do documento: 2019
Referência: MARANHÃO, C. M. S. de A.; PEREIRA, J. J.; REZENDE, A. F. Formação crítica dos administradores: relatos de uma experiência pedagógica. RIGS - Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 8, n. 2, p. 191-214, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/rigs/article/view/27524>. Acesso em: 27 set. 2020.
Resumo: Entendendo a formação crítica dos administradores como uma tarefa necessária, em um quadro geral de semiformação (ADORNO, 1995), pretendeu-se, com este artigo, descrever uma experiência pedagógica no campo da pesquisa em Administração. Esta experiência propunha-se a dialogar com os alunos acerca do papel substantivo da pesquisa, buscando retirá-la da esfera instrumental em que normalmente é colocada nos cursos de Administração. Não foi a pretensão do texto tecer relações de causa e efeito sobre as respostas dos entrevistados, mas refletir, com base nelas, sobre a condição pedagógica do curso de administração, historicamente situada, pela ideologia capitalista. Para Andreas Gruschka (2014), a pedagogia promete a universalidade social da formação, entretanto, o atual sistema de ensino, baseado no sistema de valores capitalista, contém sua proposta esclarecedora corrompida. É preciso, portanto, por meio de uma “educação negativa”, resgatar o potencial libertador e formativo. A metodologia utilizada incluiu a aplicação de questionários e a análise das respostas, utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, a qual permitiu a descrição sistemática do conteúdo da comunicação além de facilitar seu recorte, dividindo o conteúdo em categorias. Além disso, foi realizado um estudo descritivo e exploratório sobre a experiência de um projeto intitulado “Aprendendo a Ser Pesquisador: o uso da metodologia dialética como base para a formação de pesquisadores em Administração”, desenvolvido com o intuito de estimular a adoção de uma posição reflexiva dos alunos de graduação em Administração. Como resultado principal, observou-se que muitos alunos atribuíam à pesquisa um caráter funcional e utilitarista, concluindo-se que os alunos aceitam as informações e teorias apresentadas sem questionamento.
Resumo em outra língua: The main goal of this paper was to describe an experience in a Federal University located in Minas Gerais, focusing on Business Administration undergraduate students, and narrate the scientific spirit awakening achieved through intellectual emancipation. The study did not attempt to establish cause and effect relations based on the responses, instead tried to consider the basic pedagogical condition as historically influenced by capitalist ideology. Andreas Gruschka (2014) claims that pedagogy promises universality of education, however, the current education system, based upon the regulation of the capitalist values system, corrupts education in detriment of enlightenment. It is therefore necessary, by means of a “negative education” to rescue the liberating and educational potential of Business Administration programs. The methodology included the use of questionnaires and analyzing the responses using the content analysis technique, which allows the systematic description of the content of the communication and facilitates its classification and categorization. Additionally, a descriptive and exploratory study was conducted focusing on a project titled “Learning to be Researcher: the use of dialectic methodology as a basis for the education of researchers in Business Administration Schools”, which was conducted to encourage the adoption of a reflective position of Business Administration undergraduate students. The main result was observed that many students considered research a functional and utilitarian tool, concluding that students accept the information and theories presented without question.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12822
ISSN: 2317-2428
Licença: O periódico Revista Interdisciplinar de Gestão Social permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1879>. Acesso em: 05 nov. 2019.
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