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Título: Corpo em cruzo : uma possibilidade de articulação entre os estudos culturais e a dança moderna africana de Germaine Acogny.
Autor(es): Azevedo, Thais Lopes Santos de
Orientador(es): Peretta, Éden Silva
Palavras-chave: Poder - ciências sociais
Cultura
Linguagem corporal
Descolonização
Dança moderna
Data do documento: 2020
Membros da banca: Peretta, Éden Silva
Baptista, Maria Manuel
Muniz, Kassandra da Silva
Referência: AZEVEDO, Thais Lopes Santos de. Corpo em cruzo: uma possibilidade de articulação entre os estudos culturais e a dança moderna africana de Germaine Acogny. 107 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Resumo: O presente trabalho intitulado “Corpo em cruzo: Uma possibilidade de articulação entre os estudos culturais e a dança moderna africana de Germaine Acogny”, teve como principal objetivo estudar os princípios da dança moderna africana, criada e desenvolvida pela coreógrafa senegalesa Germaine Acogny, e como esses princípios podem ser desarticuladores das noções de colonialidade e poder no modo de produção de conhecimento ocidental. Intentase assim, problematizar as noções de corpo e corporeidade e desmistificar a noção de exclusividade e neutralidade dos paradigmas eurocentrados para o trabalho dx artista da cena contemporânea, a partir da noção de cruzo. Esta noção compreende as zonas fronteiriças das instâncias como corpo, mente, alma ou dos fazeres artísticos como teatro, dança, música que tem sua materialização de forma integrada e não estanques e/ou separadas do universo sensível. Assim como estão, inevitavelmente, atravessadas pelas condições materiais de seus contextos sociais, culturais, econômicos e políticos em uma relação radical com a alteridade.
Resumo em outra língua: The present work entitled “Body in cross: A possibility of articulation between cultural studies and modern African dance by Germaine Acogny”, is the master's thesis carried out through the Postgraduate Program in Performing Arts at the Federal University of Ouro Preto. Its main objective was to study the principles of modern African dance, created and developed by Senegalese choreographer Germaine Acogny and how it can be disarticulators of the notions of coloniality and power in the “universal” Eurocentric knowledge production. Thus, the intention is to problematize the notions of western body and embodiment to demystify the notion of exclusivity and neutrality of the Eurocentric paradigms for the work of the contemporary artists and scene. Understood from the notion of cross, which comprises the border areas of instances such as body, mind, soul or artistic activities such as theater, dance, music that has its materialization in an integrated way and that are not watertight and / or separated from the sensitive universe, as well as will always be crossed by the material conditions of their social, cultural, economic and political contexts in a relationship with otherness.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12808
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 10/08/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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