Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1280
Title: A futura norma brasileira de projeto de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto com perfis tubulares.
Authors: Fakury, Ricardo Hallal
Requena, João Alberto Venegas
Batista, Eduardo de Miranda
Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Pimenta, Roberval José
Araújo, Afonso Henrique Mascarenhas de
Keywords: Perfis tubulares
Texto-base de norma brasileira
Projeto estrutural
Estruturas de aço
Estruturas mistas de aço e concreto
Issue Date: 2010
Citation: FAKURY, R. H. et al. A futura norma brasileira de projeto de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto com perfis tubulares. In: CONSTRUMETAL 2010 Congresso Latino-Americano da Construção Metálica, 4., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n], 2010. p.1-18. Disponível em: <http://www.construmetal.com.br/2010/downloads/contribuicoes-tecnicas/11-futura-nbr-de-projeto-de-estruturas-de-aco-e-mistas-com-perfis-tubulares.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2012.
Abstract: A norma ABNT NBR 8800:2008, publicada há cerca de dois anos, representou um marco importante para a evolução das estruturas de aço e mistas de aço e concreto no Brasil. Essa norma, finalizada após cerca de cinco anos de discussões, apresenta procedimentos atualizados, similares aos das normas internacionais mais aceitas, e compatíveis com outras normas brasileiras. Seu escopo engloba elementos estruturais com perfis abertos e tubulares. Apesar de todas as suas virtudes, a ABNT NBR 8800:2008, por ser uma norma geral, não consegue contemplar de forma mais precisa diversos aspectos do desempenho dos elementos estruturais tubulares. É o caso do valor da força axial resistente de barras submetidas a força axial de tração para o estado-limite último de ruptura da seção líquida, e também do valor da força axial resistente de barras axialmente comprimidas para o estado-limite último de instabilidade. É o caso ainda das vigas mistas, dos pilares mistos e das bases de pilares, onde a interação entre o aço e o concreto produz efeitos que precisam ser adequadamente tratados. Além disso, a ABNT NBR 8800:2008 não fornece as prescrições necessárias para o dimensionamento das estruturas treliçadas com perfis tubulares, relacionadas à análise estrutural e às ligações entre banzos e diagonais ou montantes. Com base no exposto, um grupo formado por pesquisadores e engenheiros produziu um texto-base de norma brasileira visando ao projeto de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto com perfis tubulares. Esse texto-base encontra-se praticamente finalizado e será, oportunamente, entregue a ABNT para ser transformado, após as devidas discussões em Comissão de Estudos, em norma brasileira. Todos os aspectos supracitados foram abordados, tendo como documentos balizadores principais as normas canadense, européia e estadunidense, além de publicações científicas recentes. Adicionalmente, o texto-base mantém compatibilidade, em métodos e procedimentos, com a ABNT NBR 8800:2008, que foi tratada como norma-mãe. Este trabalho apresenta inicialmente um breve histórico dos trabalhos de elaboração do texto-base supracitado, bem como seu escopo e formato. Em seguida, para praticamente todos os assuntos abordados no texto-base (dimensionamento de barras tracionadas, dimensionamento de barras comprimidas, ligações metálicas, análise estrutural de treliças, bases de pilares e elementos estruturais mistos de aço e concreto), fornece as diretrizes fundamentais seguidas e as principais diferenças e novidades em relação à ABNT NBR 8800:2008. Finalmente, destaca a importância de se ter uma norma atualizada para o avanço consistente da construção metálica com perfis tubulares no Brasil e elenca algumas idéias a respeito do futuro do conjunto de normas brasileiras das áreas de estruturas de aço e mistas de aço e concreto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1280
Appears in Collections:DECIV - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_FuturaNormaBrasileira.pdf671,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.