Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12751
Registro completo de metadados
Campo Dublin Core | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Verônica Mendes | - |
dc.contributor.author | Gomes, Ana Maria Rabelo | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-17T18:38:37Z | - |
dc.date.available | 2020-09-17T18:38:37Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, V. M.; GOMES, A. M. R. A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. e240027, jun. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100221>. Acesso em: 03 jul. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-449X | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12751 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção e a circulação da cultura nas escolas Xakriabá. Nesse processo, os professores de cultura nos interessam mais detidamente. O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como opção teórico-metodológica a investigação etnográfica. Concluímos que a cultura se vem firmando como elemento central nas escolas Xakriabá e a presença desses professores corrobora esse fato. A instituição, assim como as práticas desses professores, deixa claras a intenção e a presença de uma reinvenção do lugar da escola entre os Xakriabá: um lugar de fazer circular a sua cultura e a “cultura”. Dessa forma, a escola passa a ser também espaço de mostrar aos outros a indianidade Xakriabá. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar indígena | pt_BR |
dc.title | A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá. | pt_BR |
dc.title.alternative | Culture production and circulation throughout Xakriabá indigenous school’s borders. | pt_BR |
dc.type | Artigo publicado em periodico | pt_BR |
dc.rights.license | Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt). Fonte: o próprio artigo. | pt_BR |
dc.description.abstracten | This article’s objective is to talk about culture production and circulation throughout Xakriabá indigenous schools. In this process, we have a closer interest on culture teachers. The article is the result of a research that had ethnographic investigation as its theoric-methodologic option. We concluded that the culture is setting itself as the central element in Xakriabá’s schools and that the presence of these teachers corroborates this fact. The institution as well as those teachers’ practices make clear the intentions and the presence of a reinvention of the school’s place among the Xakriabá: a place to circulate the “culture” and their culture. This way, the school also becomes a place to exhibit others Xakriabá’s indianity. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240027 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ProduçãoCirculaçãoCultura.pdf | 223,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.