Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12751
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Verônica Mendes-
dc.contributor.authorGomes, Ana Maria Rabelo-
dc.date.accessioned2020-09-17T18:38:37Z-
dc.date.available2020-09-17T18:38:37Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPEREIRA, V. M.; GOMES, A. M. R. A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. e240027, jun. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100221>. Acesso em: 03 jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1809-449X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12751-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é refletir sobre a produção e a circulação da cultura nas escolas Xakriabá. Nesse processo, os professores de cultura nos interessam mais detidamente. O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como opção teórico-metodológica a investigação etnográfica. Concluímos que a cultura se vem firmando como elemento central nas escolas Xakriabá e a presença desses professores corrobora esse fato. A instituição, assim como as práticas desses professores, deixa claras a intenção e a presença de uma reinvenção do lugar da escola entre os Xakriabá: um lugar de fazer circular a sua cultura e a “cultura”. Dessa forma, a escola passa a ser também espaço de mostrar aos outros a indianidade Xakriabá.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.titleA produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.pt_BR
dc.title.alternativeCulture production and circulation throughout Xakriabá indigenous school’s borders.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt). Fonte: o próprio artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThis article’s objective is to talk about culture production and circulation throughout Xakriabá indigenous schools. In this process, we have a closer interest on culture teachers. The article is the result of a research that had ethnographic investigation as its theoric-methodologic option. We concluded that the culture is setting itself as the central element in Xakriabá’s schools and that the presence of these teachers corroborates this fact. The institution as well as those teachers’ practices make clear the intentions and the presence of a reinvention of the school’s place among the Xakriabá: a place to circulate the “culture” and their culture. This way, the school also becomes a place to exhibit others Xakriabá’s indianity.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/s1413-24782019240027pt_BR
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ProduçãoCirculaçãoCultura.pdf223,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.