A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá.

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Data
2019
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Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção e a circulação da cultura nas escolas Xakriabá. Nesse processo, os professores de cultura nos interessam mais detidamente. O artigo é resultado de uma pesquisa que teve como opção teórico-metodológica a investigação etnográfica. Concluímos que a cultura se vem firmando como elemento central nas escolas Xakriabá e a presença desses professores corrobora esse fato. A instituição, assim como as práticas desses professores, deixa claras a intenção e a presença de uma reinvenção do lugar da escola entre os Xakriabá: um lugar de fazer circular a sua cultura e a “cultura”. Dessa forma, a escola passa a ser também espaço de mostrar aos outros a indianidade Xakriabá.
Descrição
Palavras-chave
Educação escolar indígena
Citação
PEREIRA, V. M.; GOMES, A. M. R. A produção e a circulação da cultura pelas fronteiras da escola indígena Xakriabá. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. e240027, jun. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100221>. Acesso em: 03 jul. 2020.