Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1274
Título : Modelagem numérica de ligações K tubulares entre RHS e CHS.
Autor : Santos, Marcela Lima
Lima, Luciano Rodrigues Ornelas de
Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Vellasco, Pedro Colmar Gonçalves da Silva
Silva, José Guilherme Santos da
Neves, Luis Felipe da Costa
Palabras clave : Análise não-linear
Eurocódigo 3
Ligações tubulares
Modelagem numérica
Fecha de publicación : 2011
Citación : SANTOS, M. L. et al. Modelagem numérica de ligações K tubulares entre RHS e CHS. In: CMNE 2011 - Congresso de Métodos Numéricos em Engenharia, 2011, Coimbra. Anais... Lisboa: APMTAC - Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional, 2011. v. 1. p.1-17. Disponível em: <http://www.labciv.eng.uerj.br/rm4/files/cmne_marcela_2011.pdf?>. Acesso em: 08 ago. 2012.
Resumen : Os perfis tubulares sem costura são largamente em diversos países, porém, no Brasil, o uso desses perfis na construção civil era bastante limitado, restringindo-se praticamente a coberturas espaciais. Considerando uma nova realidade com o incremento do uso de perfis tubulares, este trabalho apresenta uma análise de ligações tipo “K” com perfis tubulares retangulares (RHS) para a corda e perfis circulares (CHS) para as diagonais efetuada com base na norma européia, Eurocódigo 3, e no CIDECT através de um modelo em elementos finitos desenvolvido no programa Ansys. As nãolinearidades físicas e geométricas foram incorporadas aos modelos, a fim de se mobilizar totalmente a capacidade resistente dessa ligação. A não-linearidade do material foi considerada através do critério de plastificação de von Mises através de uma lei constitutiva tensão versus deformação bi-linear de forma a exibir um comportamento elasto-plástico com um encruamento. A não-linearidade geométrica foi introduzida no modelo através da Formulação de Lagrange Atualizado. Os resultados numéricos são avaliados para a ligação em estudo quanto aos modos de falha, a distribuição de tensões, a influência da excentricidade, e a influência das relações geométricas entre as diagonais circulares e o banzo retangular.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1274
Aparece en las colecciones: DECIV - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
EVENTO_ModelagemNuméricaLigações.pdf914,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.