Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12748
Title: A coordenação pedagógica faz diferença : as práticas de sucesso na alfabetização em território vulnerável.
Other Titles: Pedagogical coordination makes difference : successful literacy practices in vulnerable territory.
Authors: Perpétuo, Sandra Maria
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Keywords: Efeito escola
Issue Date: 2019
Citation: PERPÉTUO, S. M.; COUTRIM, R. M. da E. A coordenação pedagógica faz diferença: as práticas de sucesso na alfabetização em território vulnerável. Dialogia, São Paulo, v. 32, p. 86-98, set./dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=13925>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Abstract: Ao identificar casos de sucesso na alfabetização em território vulnerável e ancorada em estudos que mostram a influência do território vulnerável na aprendizagem dos alunos (BATISTA; CARVALHO-SILVA, 2013; CENPEC, 2011; ERNICA; 2012), esta pesquisa buscou responder à questão: quais fatores levam uma escola situada em território vulnerável a apresentar maior percentual de alunos no nível avançado em alfabetização nas provas do PROALFA. O método de pesquisa foi um estudo de caso, com análise documental, observação e entrevistas com profissionais da escola e familiares dos alunos. A unidade de estudo foi a Escola Municipal Professora Laura Fabri que, entre 19 escolas municipais de Governador Valadares-MG, apresentou melhor desempenho no PROALFA, entre 2014 e 2016. Dos cinco mecanismos que explicam as razões do sucesso da escola em alfabetização, nesse artigo, serão abordados os dois que colocam em evidência o efeito da atuação do pedagogo: coordenação das práticas de alfabetização e formação continuada.
metadata.dc.description.abstracten: In this paper, we present the results of a study on the impact of vulnerable territory on students' learning (BATISTA, CARVALHO-SILVA, 2013, CENPEC, 2011, ERNICA, 2012) what factors lead a school located in vulnerable territory to present a higher percentage of students at the advanced literacy level in the PROALFA tests. The research method was a case study, with documentary analysis, observation and interviews with school professionals and students' families. The study unit was the Municipal School Professor Laura Fabri, who, among 19 municipal schools in Governador Valadares-MG, presented a better performance in PROALFA between 2014 and 2016. Of the five mechanisms that explain the reasons for the success of the school in literacy, in this article, the two that highlight the effect of the pedagogue's performance will be addressed: coordination of literacy practices and continuing education.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12748
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13925
ISSN: 1983-9294
metadata.dc.rights.license: Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/). Fonte: o próprio artigo.
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_CoordenaçãoPedagógicaFaz.pdf299,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.