Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12744
Título: Os desafios enfrentados pelos professores da educação de jovens e adultos diante do processo de avaliação da aprendizagem dos alunos.
Título(s) alternativo(s): The challenges faced by teachers of youth and adult education in the evaluation process of students’ learning.
Autor(es): Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Martins, Mayara Carvalho
Palavras-chave: Avaliação na EJA
Desafios docentes
Data do documento: 2019
Referência: ARAÚJO, R. M. B. de; MARTINS, M. C. Os desafios enfrentados pelos professores da educação de jovens e adultos diante do processo de avaliação da aprendizagem dos alunos. EJA em Debate, v. 8, n. 14, p. 6-15, jul./dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2746>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: Esta investigação encontra-se no entrecruzamento de duas temáticas: avaliação da aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos e consiste na apresentação dos resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como vêm se dando no campo educacional as práticas avaliativas dos professores dos anos iniciais dessa modalidade. De abordagem qualitativa, este estudo usou como instrumento de organização de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados evidenciaram os desafios enfrentados pelos docentes, dentre eles, a falta de material didático específico como, por exemplo, livro didático e atividades pedagógicas que contextualizem o conteúdo às vivências dos educandos; a dificuldade do professor em desconstruir as representações de escola tradicional que os alunos trazem para a sala de aula e, por fim, a dificuldade do ofício docente, que vai muito além do domínio de conteúdos e conhecimentos pedagógicos. A conclusão da investigação indica a necessidade de ampliação das discussões em torno da avaliação na EJA.
Resumo em outra língua: This research is at the intersection of two themes: the assessment of learning and the education of youth and adults, and consists of presenting the results of a research that aimed to understand how the evaluation practices of teachers of the early years of this modality of education have been taking place in the educational field. This qualitative study used semi-structured interview as a tool for data organization. The results showed the challenges faced by teachers, among them, a) the lack of specific didactic material, such as textbooks and pedagogical activities that contextualize the content to the students' experiences; b) the difficulty of the teacher to deconstruct the representations of traditional school that the students bring to the classroom and, finally, c) the difficulty of the teaching profession, which goes far beyond the mastery of pedagogical contents and knowledge. The conclusion of the investigation indicated the need for further discussion about the evaluation in the EJA.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12744
Link para o artigo: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2746
ISSN: 2317-1839
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesafiosEnfrentadosProfessores.pdf
  Restricted Access
318,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.