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Título: A formação continuada de professores e a elevação da qualidade da educação básica.
Título(s) alternativo(s): Continuing teacher training and raising the quality of basic education.
Autor(es): Esteves, Maria Manuela Franco
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Data do documento: 2019
Referência: ESTEVES, M. M. F.; ARAÚJO, R. M. B. de. A formação continuada de professores e a elevação da qualidade da educação básica. ECCOS Revista Científica, São Paulo, v. 51, n. e15127, out./dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=eccos&page=article&op=view&path%5B%5D=15127>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: Compreendemos a formação e o desenvolvimento profissional docente que a mesma proporciona como uma questão social e política de primeira ordem no campo da educação e que se agrava em tempos atuais. A discussão desses aspectos configurase como uma importante estratégia na busca de melhorias da educação e das práticas formativas e profissionais dos professores. Este artigo apresenta algumas reflexões acerca da formação continuada, tendo como foco as realidades de dois países Brasil e Portugal que, desconsiderando as distâncias que os separam, trazem proximidades e singularidades que mobilizam novas aprendizagens e diálogos no desafio de se pensar a formação e o desenvolvimento profissional docente. É fruto do encontro de duas educadoras, uma brasileira e a outra portuguesa, que em suas trajetórias acadêmicas tiveram a oportunidade de unirem seus interesses e questionamentos num projeto de pesquisa. Em linha com as mais recentes discussões que vêm tomando lugar no campo da formação docente, com este texto pretendemos ampliar os debates e incitar novos questionamentos tomando como referência as realidades educacionais desses dois países.
Resumo em outra língua: We understand the training and professional development that it provides as a first-rate social and political issue in the field of education, which is getting worse nowadays. The discussion of these aspects is configured as an important strategy in the search for improvements in education and teacher training and professional practices. This article presents some reflections on continuing education, focusing on the realities of two countries, Brazil and Portugal that, disregarding the distances that separate them, bring proximity and singularities that mobilize new learning and dialogues, in the challenge of thinking about formation and teaching professional development. It is the result of the meeting of two educators, one Brazilian and the other Portuguese, who in their academic career had the opportunity to unite their interests and questions in a research project. In line with the most recent discussions that have been taking place in the field of teacher education, with this text we intend to broaden the debates and incite new questions taking as reference the educational realities of these two countries.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12743
DOI: https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15127
ISSN: 1983-9278
Licença: Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/). Fonte: o próprio artigo.
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