Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12741
Título: Práticas culturais, estilo de vida e docência : o caso dos pais professores.
Autor(es): Nogueira, Marlice de Oliveira e
Data do documento: 2018
Referência: NOGUEIRA, M. de O. e. Práticas culturais, estilo de vida e docência: o caso dos pais professores. RECE: Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 17, n. 1, nov. 2018. Disponível em: <http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/2416>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: Este estudo teve por objetivo traçar um perfil socioeconômico e cultural de professoras e professores da educação básica no escopo de um conjunto de trabalhos sobre os efeitos de um ser professor na escolarização dos filhos. Por meio de aplicação de questionários a um conjunto de 114 docentes que possuíam filhos em idade escolar em uma cidade interiorana mineira, foi realizado um levantamento sobre suas preferências e práticas culturais. Considera-se que o estudo da relação que os docentes estabelecem com a cultura é pertinente no conjunto dos trabalhos desenvolvidos pelo NESFE (Núcleo de Estudos Sociedade, Família e Escola) sobre práticas educativas de pais professores, por trazer elementos para a compreensão das diferentes dimensões do acompanhamento escolar que os docentes desenvolvem na vida escolar dos seus filhos.
Resumo em outra língua: The aim of the current study is to outline a socioeconomic and cultural profile of teachers of basic education in the scope of a set of works on the effects of being a teacher in the schooling of children. Through the application of questionnaires to a group of 114 teachers who had children of school age in an inner city of Minas Gerais, a survey was made on their preferences and cultural practices. It is considered that the study of the relationship that the teachers establish with the culture is pertinent in all the works developed by the NESFE (Center for Studies Society, Family and School) on educational practices of teachers parents, for bringing elements to the understanding of the different dimensions of the school attendance that the teachers develop in the school life of their children.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12741
ISSN: 1677-3098
Licença: Os trabalhos publicados no periódico Revista Eletrônica de Ciências da Educação estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Sherpa Romeo <https://v2.sherpa.ac.uk/id/publication/14654>. Acesso em: 16 set. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PráticasCulturaisEstilo.pdf523,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.