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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12740
Título: | Pais professores homens e o acompanhamento da vida escolar dos filhos. |
Título(s) alternativo(s): | Male teachers who are fathers and the monitoring of children’s school life. |
Autor(es): | Oliveira, Rosilane Katia de Nogueira, Marlice de Oliveira e |
Palavras-chave: | Práticas educativas Escolarização |
Data do documento: | 2019 |
Referência: | OLIVEIRA, R. K. de; NOGUEIRA, M. de O. e. Pais professores homens e o acompanhamento da vida escolar dos filhos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n.174, p. 182-203, dez. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742019000400182>. Acesso em: 03 jul. 2020. |
Resumo: | O artigo discute as práticas educativas desenvolvidas na escolarização dos filhos por dez pais professores homens, residentes em cinco cidades do estado de Minas Gerais. Primeiramente, realizamos um levantamento na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, objetivando identificar o número de professores/as em atuação na educação básica e, posteriormente, procedemos à escolha dos sujeitos. Em seguida, aplicamos um questionário aos pais professores para traçar o perfil sociológico, profissional e educacional e entrevistas semiestruturadas que tiveram como foco as dinâmicas e práticas educativas familiares. Os resultados indicam que os pais professores homens, com uma carga horária de trabalho docente extensa, monitoram a vida escolar dos filhos, sem, no entanto, exercer forte regulação e controle das atividades escolares e extraescolares, e se mantêm, muitas vezes, nos bastidores do processo de acompanhamento familiar da escolarização. |
Resumo em outra língua: | The article discusses the educational practices developed regarding children’s schooling by ten male teachers, who are fathers, living in five cities in the state of Minas Gerais. First, we conducted a survey at the Regional Teaching Superintendence of Ouro Preto aiming to identify the number of teachers working in basic education, and then, we proceeded to the choice of subjects. Next, the male teachers, who are fathers, answered a questionnaire to assess their sociological, professional and educational profile and we conducted semi-structured interviews focused on family educational dynamics and practices. The results indicate that male teachers, who are also fathers, with an extensive teaching workload, play a role in monitoring their children’s school life. However, they do not exercise strong regulation and control of school and extra school activities, and often remain behind the scenes in the process of family schooling monitoring. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12740 |
ISSN: | 1980-5314 |
Licença: | This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt). Fonte: o próprio artigo. |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
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