Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1273
Título: Avaliação numérica de ligações tubulares soldadas entre perfis circulares e vigas I considerando o efeito das cargas axiais.
Autor(es): Reis, Sylvia Letizia Ferrarezi
Sarmanho, Arlene Maria Cunha
Araújo, Afonso Henrique Mascarenhas de
Lima, Luciano Rodrigues Ornelas de
Palavras-chave: Tubular connections
Nonlinear analysis
Numerical modeling
Data do documento: 2011
Referência: REIS, S. L. F. et al. Avaliação numérica de ligações tubulares soldadas entre perfis circulares e vigas I considerando o efeito das cargas axiais. In: CMNE 2011 - Congresso de Métodos Numéricos em Engenharia, 2011, Coimbra. Anais... Lisboa: APMTAC - Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional, 2011. v. 1. p.1-17. Disponível em: <http://www.labciv.eng.uerj.br/rm4/files/cilamce_letizia_2011.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2012.
Resumo: Os perfis tubulares sem costura são largamente utilizados em diversos países. No Brasil, o uso desses perfis na construção civil era bastante limitado, restringindo-se praticamente a coberturas espaciais. Considerando uma nova realidade com o incremento do uso de perfis tubulares, este trabalho apresenta uma análise de ligação tipo “X” uniplanar com perfis tubulares circulares para a coluna e perfis “I” para a viga. A rigidez da ligação foi avaliada através de um modelo em elementos finitos desenvolvido no programa Ansys. Foi feito um estudo considerando-se as relações entre diâmetro e espessura do tubo e o comprimento da mesa da viga de perfil “I” que influenciam na transmissão do momento, portanto na rigidez da ligação. Após a validação da metodologia empregada para modelagem das ligações, são apresentados os resultados obtidos numericamente e analiticamente. É analisado o comportamento momento versus rotação das ligações, portanto sua semi-rigidez. As não-linearidades físicas e geométricas foram incorporadas aos modelos, a fim de se mobilizar totalmente a capacidade resistente dessa ligação. Os resultados numéricos são comparados com resultados teóricos para a ligação em estudo e são avaliados os modos de falha e as cargas limites obtidas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1273
Aparece nas coleções:DECIV - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_AvaliaçãoNuméricaLigações.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.