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dc.contributor.authorFonseca, Marcus Vinícius-
dc.contributor.authorRocha, Laura Fernanda Rodrigues da-
dc.date.accessioned2020-09-10T19:23:53Z-
dc.date.available2020-09-10T19:23:53Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFONSECA. V.; ROCHA, L. F. R. da. O processo de institucionalização da lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de educação profissional, científica e tecnológica. Educação Em Revista, Belo Horizonte, v. 35, n. e187074, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100428&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 03 jul. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1982-6621-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12719-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo a elaboração de uma análise sobre o processo de institucionalização da educação das relações étnico-raciais nas escolas que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para o encaminhamento da análise construímos alguns critérios de avaliação que tiveram como referência o documento relativo ao Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, de 2009. Estes critérios foram aplicados em uma análise que considerou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de cada uma das instituições selecionadas a partir de perspectivas teóricas relativas à avaliação de políticas educacionais. Isso tornou possível a constatação de que há um nível muito baixo de institucionalização da educação das relações étnico-raciais nas escolas que compõe esta modalidade de ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectEducação e relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.titleO processo de institucionalização da lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de educação profissional, científica e tecnológica.pt_BR
dc.title.alternativeThe institutionalization process of law n. 10.639/03 in the network Federal the education professional, scientific and technological: an analysis from the institutional projects of the federal institutes and the federal centers of technological education.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt). Fonte: o próprio artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThis article was elaborated with the objective of analyzing the process of institutionalization of racial relations education in schools that composes the Network Federal the Education of Professional, Scientific and Technological. In order to carry out the analysis, we constructed some criteria based on the document related to the National Plan of the Curricular Guidelines for Ethnic-Racial Relations Education and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture - of 2009. These criteria were applied in a analysis that considered the Plan the Development Institutional (PDI) of the selected schools. This made possible the realization that there is a very low level of institutionalization of the education of ethnic-racial relations in the schools that compose this modality of education.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0102-4698187074pt_BR
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