Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12719
Title: O processo de institucionalização da lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de educação profissional, científica e tecnológica.
Other Titles: The institutionalization process of law n. 10.639/03 in the network Federal the education professional, scientific and technological: an analysis from the institutional projects of the federal institutes and the federal centers of technological education.
Authors: Fonseca, Marcus Vinícius
Rocha, Laura Fernanda Rodrigues da
Keywords: Educação e relações étnico-raciais
Política educacional
Issue Date: 2019
Citation: FONSECA. V.; ROCHA, L. F. R. da. O processo de institucionalização da lei nº. 10.639/2003 na Rede Federal de educação profissional, científica e tecnológica. Educação Em Revista, Belo Horizonte, v. 35, n. e187074, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982019000100428&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Abstract: Este artigo tem como objetivo a elaboração de uma análise sobre o processo de institucionalização da educação das relações étnico-raciais nas escolas que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para o encaminhamento da análise construímos alguns critérios de avaliação que tiveram como referência o documento relativo ao Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, de 2009. Estes critérios foram aplicados em uma análise que considerou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de cada uma das instituições selecionadas a partir de perspectivas teóricas relativas à avaliação de políticas educacionais. Isso tornou possível a constatação de que há um nível muito baixo de institucionalização da educação das relações étnico-raciais nas escolas que compõe esta modalidade de ensino.
metadata.dc.description.abstracten: This article was elaborated with the objective of analyzing the process of institutionalization of racial relations education in schools that composes the Network Federal the Education of Professional, Scientific and Technological. In order to carry out the analysis, we constructed some criteria based on the document related to the National Plan of the Curricular Guidelines for Ethnic-Racial Relations Education and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture - of 2009. These criteria were applied in a analysis that considered the Plan the Development Institutional (PDI) of the selected schools. This made possible the realization that there is a very low level of institutionalization of the education of ethnic-racial relations in the schools that compose this modality of education.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12719
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/0102-4698187074
ISSN: 1982-6621
metadata.dc.rights.license: Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt). Fonte: o próprio artigo.
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ProcessoInstitucionalizaçãoLei.pdf749,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.