Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12717
Título: | Contributions of the methodology of narrative productions in the degree in rural education. |
Título(s) alternativo(s): | Contribuições da metodologia das produções narrativas na licenciatura em educação do campo. |
Autor(es): | Santos, Marcelo Loures dos Silva, Diego Gonzaga Duarte da |
Palavras-chave: | Pedagogy of alternating |
Data do documento: | 2019 |
Referência: | SANTOS, M. L.; SILVA, D. G. D. Contributions of the methodology of narrative productions in the degree in rural education. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 10, n. e-019029, dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8246>. Acesso em: 03 jul. 2020. |
Resumo: | The rural education degree courses aim to train teachers to work in the rural schools. They are oriented by alternating formative processes, articulating formation in the university and in the community of the students. Creating strategies to produce knowledge in the articulation between these spaces is one of its challenges. The purpose of this article is to evaluate, from the case study of a student of the Degree in Field Education of the Federal University of Viçosa, if this methodology can favor the articulation between personal experiences and academic knowledge. Three narrative interviews were conducted about her educational experiences in her community, addressing personal trajectory, history and local context. The narratives indicated an approximation to the logic of training by Area of Knowledge; the articulation between experiential elements and their historical contextualization; and the role of subjects in social transformations. |
Resumo em outra língua: | As Licenciaturas em Educação do Campo buscam formar educadores para atuarem nas escolas do campo. São orientadas por processos formativos em alternância, articulando formação na universidade e na comunidade dos educandos. Criar estratégias para a produção de conhecimento na articulação entre estes espaços é um de seus desafios. O objetivo desse artigo é avaliar, a partir do estudo de caso de uma educanda da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Viçosa, se essa metodologia pode favorecer a articulação entre experiências pessoais e saberes acadêmicos. Foram realizadas três entrevistas narrativas sobre os territórios educativos de sua comunidade, abordando trajetória pessoal, história e contexto local. As narrativas indicaram uma aproximação à lógica da formação por Área de Conhecimento; a articulação entre elementos vivenciais e sua contextualização histórica; e o papel dos sujeitos nas transformações sociais. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12717 |
DOI: | https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.8246 |
ISSN: | 2178-8359 |
Licença: | This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Fonte: o próprio artigo. |
Aparece nas coleções: | DEEDU - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ContributionsMethodologyNarrative.pdf | 203,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.