Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12694
Título : Museu da inconfidência e as marcas da educação nos livros de visitantes (1945-1965).
Otros títulos : Museum of inconfidence and the marks of education in the visitors’s books (1945-1965).
Autor : Carmo, Betânia dos Anjos do
Hamdan, Juliana Cesário
Carvalho, Rosana Areal de
Palabras clave : História da educação
Fecha de publicación : 2019
Citación : CARMO, B. dos A. do; HAMDAN, J. C.; CARVALHO, R. A. de. Museu da inconfidência e as marcas da educação nos livros de visitantes (1945-1965). Cadernos de História da Educação, v. 18, n. 2, p. 445-460, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/50295>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumen : Este artigo se originou de uma pesquisa, cujo principal objetivo foi o de identificar, quantificar e analisar, no Museu da Inconfidência, localizado na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, a presença de sujeitos auto declarados escolares. Para isso, foram utilizados como fontes, cartas e ofícios encaminhados por professores e diretores de escolas, direcionados aos diretores do Museu, e os livros com as assinaturas dos visitantes, fontes privilegiadas nesta pesquisa. Trata-se de uma fonte original ainda pouco explorada pelas pesquisas no campo da História e da História da Educação. O período definido para este estudo compreendeu os anos de 1945, quando o museu foi inaugurado, e 1965, quando se iniciou uma nova fase política, com a instauração da ditadura, em que se observa modificações nos discursos culturais, de forma geral, e educacionais, de forma particular. As análises foram feitas a partir dos levantamentos quantitativos dos visitantes autodeclarados estudantes e professores, ou ligados a instituições de ensino. Observou-se a predominância de um maior número de visitantes ligados a instituições particulares e religiosas, e um registro significativo de visitantes de escolas militares, enquanto a presença de sujeitos ligados à escola pública, mesmo as geograficamente próximas, foi bem rarefeita.
metadata.dc.description.abstracten: This article originated from a research, whose main objective was to identify, quantify and analyze, in the Museum of the Inconfidência, located in the city of Ouro Preto, Minas Gerais, the presence of self - declared school subjects. For this purpose, oficial letters sent by teachers and school principals, directed to the directors of the Museum, and the books with the signatures of the visitors, privileged sources in this research, were used. It is an original source still little explored by research in the field of History and History of Education. The period defined for this study comprised the years 1945, when the museum was inaugurated, and 1965, when a new political phase began, with the establishment of the dictatorship, in which there are changes in cultural discourses, in general, and educational, in particular. The analyzes were made from the quantitative surveys of self-declared visitors to students and teachers, or linked to educational institutions. Thus, the predominance of a greater number of visitors connected to private and religious institutions and a significant number of visitors to military schools was observed, while the presence of the the presence of subjects connected to the public school, even those geographically close, was very rarefied.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12694
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14393/che-v18n2-2019-10
ISSN : 1982-7806
metadata.dc.rights.license: Este artigo está sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: o próprio artigo.
Aparece en las colecciones: DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_MuseuInconfidênciaMarcas.pdf775,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_InconfidênciaMuseumMarks.pdf711,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.