Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12693
Título: Universidade e escola básica : experiências de pesquisa colaborativa na formação continuada de professores/as.
Título(s) alternativo(s): University and the basic school : collaborative research experiences in the continuing education of teachers.
Autor(es): Jardilino, José Rubens Lima
Diniz, Margareth
Palavras-chave: Professor pesquisador
Desenvolvimento profissional docente
Data do documento: 2019
Referência: JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. Universidade e escola básica: experiências de pesquisa colaborativa na formação continuada de professores/as. Acta Scientiarum. Education, v. 41, n. e41958, jan. 2019. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/41958>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: Este artigo aborda a questão da formação continuada de professores por meio da pesquisa, tendo como referência a relação universidade-escola na perspectiva da formação do professor pesquisador e sujeito do seu desenvolvimento profissional docente (DPD). Utilizou-se como metodologia a abordagem colaborativa por meio de narrativas e conversação. As unidades de análise expostas no texto são excertos de narrativas de professores participantes de duas pesquisas de longa duração (2014-2017), realizadas com três universidades no projeto em rede Observatório da Educação – OBEDUC/Capes e Observatório da Pesquisa Educacional da Região dos Inconfidentes – OBERI, com apoio da FAPEMIG. Dentre os vários aportes colhidos nas pesquisas, destacou-se a possibilidade dos docentes ressignificarem o DPD, considerando os processos subjetivos, fomentados por novas práticas de formação, com atenção para aspectos que contribuam especialmente para as ideias de autogestão da escola, de cidadania, dos direitos das pessoas participarem dos processos de decisão e de seu próprio processo de formação, a partir da lógica da implicação do sujeito.
Resumo em outra língua: This paper addresses the issue of continuing education for teachers through the research, having as reference the relation University-School in the perspective of the training of TeacherResearcher and subject of his Professional Development Teacher (DPT). The collaborative approach through narratives and conversation was used as methodology. The units of analysis exposed in the text are excerpts from narratives of teachers participating in two long-term research projects (2014-2017), carried out in the network project with three Brazilian universities: Observatory of Education – OBEDUC/Capes, and Observatory of Educational Research Region of the Inconfidentes, with Fapemig support. Among the several contributions collected in the research, it was highlighted the possibility of teachers re-signifying the DPT considering the subjective processes, fomented by new training practices with attention to aspects that contribute especially to the ideas of self-management of the school, citizenship, the rights of the people to participate of the processes of decision and of its own process of the formation, from the logic of the implication of the subject.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12693
DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.41958
ISSN: 1806-2563
Licença: This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Fonte: o próprio artigo.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_UniversidadeEscolaBásica.pdf562,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.