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http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12689
Título: | Políticas públicas e seus ciclos na área educacional : o caso do ensino de música. |
Título(s) alternativo(s): | Public policies and their cycles in the educational area : the case of music teaching. |
Autor(es): | Matias, Breno Henrique Jardilino, José Rubens Lima |
Palavras-chave: | Educação musical Educação básica |
Data do documento: | 2019 |
Referência: | MATIAS, B. H.; JARDILINO, J. R. L. Políticas públicas e seus ciclos na área educacional: o caso do ensino de música. Cadernos de Pós-graduação, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 49-62, jul./dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=cadernosdepos&page=article&op=view&path%5B%5D=15862>. Acesso em: 03 jul. 2020. |
Resumo: | Este artigo faz uma análise da Lei nº 11.769/2008, que instituiu a música na escola como conteúdo da educação básica. Partindo da concepção de políticas públicas, tomará como aporte teórico os ciclos de políticas considerando a demanda inicial até a sua implementação. Metodologicamente este artigo se ampara na análise documental buscando demonstrar a importância da atuação/intervenção direta dos burocratas e de sua discrição no resultado esperado ao inserir a música na escola. Concluímos que a inserção ou não da música na escola foi tratada com dubiedade. Nos processos de implementação a discrição, imperou mais que a própria lei, levando a música a não se tornar uma disciplina escolar na educação brasileira. |
Resumo em outra língua: | This article analyzes Law 11.769 / 2008, which instituted music at school as the content of basic education. Starting from the conception of public policies, it will take as theoretical contribution the policy cycles considering the initial demand until its implementation. Methodologically this article is based on documentary analysis seeking to demonstrate the importance of the bureaucrats' direct action / intervention and their discretion in the expected result when inserting music in school. We conclude that the insertion or not of music in school was treated with doubt. The implementation processes discretion prevailed more than the law itself, leading music not to become a school discipline in Brazilian education. |
URI: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12689 |
DOI: | https://doi.org/10.5585/cpg.v18n2.15862 |
ISSN: | 2525-3514 |
Licença: | Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/). Fonte: o próprio artigo. |
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