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Título: Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.
Título(s) alternativo(s): Choices, experiences and circumstances in the teacher training memorial of mathematics.
Autor(es): Oliveira, Iara Letícia Leite de
Carvalho, Rosana Areal de
Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Palavras-chave: Trajetória formativa
Educação matemática
Data do documento: 2019
Referência: OLIVEIRA, I. L. L.; CARVALHO, R. A.; SILVA, F. A. O. R. Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 10, p. 196-214, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5728>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: Este artigo é fruto dos resultados de uma dissertação que teve como objetivo tecer compreensões sobre aspectos da trajetória formativa de professores de Matemática, ao narrarem suas histórias de vida por meio do memorial. A pesquisa pautou-se pelo método autobiográfico e contou com a colaboração de seis professores de Matemática, que escreveram memoriais de formação interpretados à luz da análise de convergências e singularidades. O movimento de tornarse professor é permanente e ocorre por meio das diversas vivências em que vários cenários os vão constituindo enquanto professores de Matemática. Ao analisarmos essas narrativas, encontramos a família e os professores exercendo um papel fundamental na escolha da profissão. A formação dá-se sob a influência dos professores, o gosto pela área ou as pequenas vivências da profissão, sejam nas experiências em sala de aula, nas brincadeiras ou em outros locais. Alguns elementos, como a aproximação e as afinidades com a Matemática e a referência a si mesmo como bom aluno, são fatores presentes na opção pela carreira educacional. Embora envolvidos em diversas circunstâncias e dificuldades, esses professores persistem na superação dos desafios profissionais, buscando proporcionar uma educação de qualidade aos seus alunos.
Resumo em outra língua: This article is consequence from results of a dissertation that had the objective to understand aspects of Mathematics teachers educational path through their life history narrative. Research was based on Autobiographical Method attended by six Mathematical teachers who wrote memorials of their professional training. Memorials were interpreted in the light of Analysis of Convergences and Singularities Method. To become a teacher demands a continuous and permanent motion and occurs through different experiences and scenarios that contribute to their formation as Mathematics teachers. In analyzing these narratives, we realize their family and teachers exerting a fundamental role in career choice. Training was influenced by teaching practice, by education interest or short experiences in classroom activities, by games as teachers or by other situations. Some elements such as affinities with Mathematics and feeling as a good student are strong factors in educational career choice. Although they were involved in different circumstances and difficulties, these teachers persist in overcoming professional challenges seeking to provide excellent education to their students.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12688
ISSN: 2525-426X
Licença: O periódico Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1376>. Acesso em: 21 ago. 2020.
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