Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.

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Data
2019
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Resumo
Este trabalho é um dos resultados da pesquisa realizada com pedagogas que atuam na educação infantil no Município de Governador Valadares-MG. Seu objetivo principal foi investigar como pedagogas escolares que atuam especificamente na Educação Infantil orientam as práticas educativas com foco nas relações étnico-raciais, baseadaem uma educação antirracista. Amparamos esta pesquisa em marcos legais da educação brasileira e também em reflexões sobre as relações raciais no Brasil, com foco na crítica ao “mito da democracia racial”, que continua desafiando a formação e a pratica docente. Na metodologia utilizamos de entrevistas semiestruturada e análise documental. Os resultados de nossa pesquisa aproximam-se de outras investigações sobre educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil, remetendo para o campo de formação de professores, alguns desafios relacionados às bases teóricas e também às práticas pedagógicas desenvolvidas.
Descrição
Palavras-chave
Relações raciais, Formação docente
Citação
SANTOS, E. P. dos; MEIRA, L. C. Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 13-20, set./dez. 2019. Disponível em: <hhttps://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/256tps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400737>. Acesso em: 03 jul. 2020.