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Título: Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil.
Título(s) alternativo(s): The challenges of education of ethnic-racial relations and teacher training for early childhood education.
Autor(es): Santos, Erisvaldo Pereira dos
Meira, Ludmila Costa
Palavras-chave: Relações raciais
Formação docente
Data do documento: 2019
Referência: SANTOS, E. P. dos; MEIRA, L. C. Os desafios da educação das relações étnico-raciais e a formação de professores para a educação infantil. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 11, n. 22, p. 13-20, set./dez. 2019. Disponível em: <hhttps://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/256tps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712019000400737>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: Este trabalho é um dos resultados da pesquisa realizada com pedagogas que atuam na educação infantil no Município de Governador Valadares-MG. Seu objetivo principal foi investigar como pedagogas escolares que atuam especificamente na Educação Infantil orientam as práticas educativas com foco nas relações étnico-raciais, baseadaem uma educação antirracista. Amparamos esta pesquisa em marcos legais da educação brasileira e também em reflexões sobre as relações raciais no Brasil, com foco na crítica ao “mito da democracia racial”, que continua desafiando a formação e a pratica docente. Na metodologia utilizamos de entrevistas semiestruturada e análise documental. Os resultados de nossa pesquisa aproximam-se de outras investigações sobre educação das relações étnico-raciais na Educação Infantil, remetendo para o campo de formação de professores, alguns desafios relacionados às bases teóricas e também às práticas pedagógicas desenvolvidas.
Resumo em outra língua: This work is one of the results of the research carried out with pedagogues that work in early childhood education in the Municipality of Governador Valadares-MG. Its main objective was to investigate how school educators who work specifically in Early Childhood Education orient educational practices with a focus on ethnic-racial relations based on an antiracist education. We support this research in legal frameworks of Brazilian education and also in reflections on racial relations in Brazil, focusing on the critique of the “myth of racial democracy”, which continues to challenge teacher training and practice. In the methodology we use semi-structured interviews and documentary analysis. The results of our research are close to other investigations on the issue of education of ethnic-racial relations in Early Childhood Education referring to the field of teacher training, some challenges related to the theoretical bases and also to the pedagogical practices developed.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12687
DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i22.256
Licença: O periódico Formação Docente permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1266>. Acesso em: 10 fev. 2020.
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