Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12671
Title: Aspectos da valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental.
Other Titles: Aspects of teachers's valorization in narratives of professionals of the first years of elementary school.
Authors: Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
Nunes, Célia Maria Fernandes
Pádua, Karla Cunha
Keywords: Condição docente
Interações humanas
Issue Date: 2019
Citation: GOMES, V. A. F. M.; NUNES, C. M. F.; PADUA, K. C. Aspectos da valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 433-451, dez. 2019. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5899>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Abstract: A valorização docente tem sido recorrentemente, enfatizada pelos profissionais e estudiosos da área educacional como um dos aspectos mais importantes para a construção de uma sociedade mais democrática e para a qualidade da educação. Com base nesse pressuposto, apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo consistiu em investigar a valorização docente, a partir de narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Mariana, Minas Gerais, em diálogo com referenciais teóricos sobre a temática. Constatamos que o conceito de valorização docente é polissêmico, envolve aspectos objetivos (formação, remuneração, condições de trabalho e carreira) e subjetivos (reconhecimento social e a realização profissional) e que ambos encontram-se imbricados na vida do/a professor/a. Com base nas narrativas das professoras pesquisadas, apontamos outros aspectos envolvidos nas condições de trabalho, para além das conquistas alcançadas no município, como a elevação salarial proporcionada pelo plano de carreira. Dessa forma, abordamos questões pouco exploradas nos estudos sobre a temática tais como: as relações professor-aluno, família-escola e entre os pares, experimentadas no exercício da profissão, mostrando como a importância atribuída pelas professoras a essas interações revelam a dimensão humana da docência e sua relação com a valorização docente.
metadata.dc.description.abstracten: Teachers’ valorization has been increasingly highlighted by professionals and researchers of the educational area as one of the most important features that enable the construction of a more democratic society and enhance the quality of education. Based on this assumption, we present the outcomes of master’s research aimed to investigate the teachers’ valorization through the narratives of the professionals who teach the first levels of Brazilian elementary school within the municipal sector in Mariana, a town of Minas Gerais State, in conjunction with the theoretical references on the theme. We have concluded that the concept underlying the teachers’ valorization is polyssemic and entails not only objective aspects such as formation, salary, working conditions and career plan but also subjective aspects, namely social recognition and professional achievement. Moreover, both aspects are embedded in the teachers’ lives. The narratives of the teachers studied have revealed other aspects related to the working conditions which go beyond the goals accomplished by the municipality, such as the increase of the salary due to policies envolving the career plan. Similarly, we have dealt with little explored issues, such as the relationship between the teacher and the student, the family and the school and between the peers, all of these experienced throughout the develoment of the profession. In doing so, we show the importance of these interactions by the teachers and demonstrate the human dimension in the teaching task and its relationship with the teachers’ valorization process.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12671
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5899
ISSN: 2178-2679
metadata.dc.rights.license: O periódico Práxis Educacional permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/989>. Acesso em: 28 ago. 2020.
Appears in Collections:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_AspectosValorizaçãoDocente.pdf321,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.