Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12670
Título: Formação de professores : investigando programas de desenvolvimento profissional docente nos institutos federais.
Título(s) alternativo(s): Teacher training : investigating teacher professional development programs in federal institutes.
Autor(es): Pena, Geralda Aparecida de Carvalho
Nunes, Célia Maria Fernandes
Souza, Karoline de Lourdes Abreu
Perucci, Leidelaine Sergio
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente
Data do documento: 2019
Referência: PENA, G. A. de C. et al. Formação de professores: investigando programas de desenvolvimento profissional docente nos institutos federais. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 5, n. 1. p. 224-235, jan./jun. 2019. Disponível em: <https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/386>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: A temática da formação de professores, nos diversos níveis de ensino, tem sido recorrente nas pesquisas do campo educacional, apontando novos olhares e perspectivas de análise. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional de professores de Educação Profissional e Tecnológica e de Ensino Superior, além de levantar e analisar projetos/programas ou ações voltados ao desenvolvimento profissional docente em cinco Institutos Federais mineiros. Os resultados dessa investigação apontaram poucos estudos cujos sujeitos sejam professores da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino Superior, bem como a inexistência de programas de desenvolvimento profissional docente nos Institutos Federais mineiros no período pesquisado.
Resumo em outra língua: The theme of teacher training at different levels of education has been recurrent in the educational field, pointing out new perspectives of analysis. This work presents results of a research that had the objective of identifying and analyzing, through a bibliographical and documentary research, studies and researches on the professional development of professors of Professional and Technological Education and of Higher Education, besides raising and analyzing projects/programs or actions aimed at the professional development of teachers in five Federal Institutes of Minas Gerais. The results of this investigation pointed to few studies whose subjects are teachers of Professional and Technological Education and Higher Education, as well as the lack of professional teacher development programs in the Federal Institutes of Minas Gerais in the studied period.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12670
ISSN: 2447-4223
Licença: O periódico Crítica Educativa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1038>. Acesso em: 12 mar. 2020.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_FormaçãoProfessoresInvestigando.pdf999,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.