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Título: Memória cultural e recordação : narratividade e espera no documentário Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho.
Autor(es): Gama, Mônica Fernanda Rodrigues
Kluck, Erick Gabriel Jones
Palavras-chave: Autointerpretação
Processo de criação
Data do documento: 2019
Referência: GAMA, M. F. R.; KLUCK, E. G. J. Memória cultural e recordação: narratividade e espera no documentário Cabra marcado para morrer, de Eduardo Coutinho. Recorte, v. 16, n. 1, jan./jun. 2019. Disponível em: <http://periodicos.unincor.br/index.php/recorte/article/view/5284>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: O documentário Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho, tem uma conturbada e longa história de realização. Ao incluir no filme essa narrativa sobre os problemas enfrentados desde a primeira ideia do documentário, o documentarista propõe uma intrigante reflexão sobre a representação da memória, assim como sobre a rede entre memória, cultura e história brasileira. O real e a realidade ganham novos contornos e conexões pela espera – é esse lapso temporal entre projetos e a incorporação do processo de criação do filme que engendram uma poética do olhar e novas formas de percepção da historicidade e da construção de uma memória narrativa e cinematográfica brasileira. Os sujeitos envolvidos no projeto são chamados para assistir ao que sobrou da primeira tentativa de realização do documentário, passando a narrar o que foi e como se percebem nessa trajetória marcada pela violência do Estado, em um processo de autointerpretação e/ou autoformulação de suas imagens e recordações.
Resumo em outra língua: Twenty Years Later (Portuguese: Cabra marcado para morrer, “Man Marked for Death”) is a 1984 Brazilian documentary film directed by Eduard Coutinho, and it has a long and troubled production period. By incorporating in the film a narrative concerning the difficulties faced since the project very conception, the documentarian comes up with an intriguing reflection about both memory representations and the network of memory, culture, and Brazilian history. The real and the reality acquire new shapes and relations due to the waiting period – the time gap between the projects and the inclusion of the film creation process engendered a poetics of the sight and new ways of perceiving historicity and the establishment of a Brazilian narrative and cinematographic memory. Those involved in the project are invited to watch what was left of the first attempt of the filmmaking, while they start telling what it was and how they see themselves in this path marked by the Brazilian state's violence, in an auto-interpretation and/or auto-formulation process of their imageries and recalling.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12663
ISSN: 1807-8591
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela Revista Recorte em 11/05/2015 para depositar uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores é aluno ou professor da UFOP.
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