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Title: Racismo ambiental como questão bioética para o Ensino de Ciências : construção de uma proposta colaborativa de formação inicial de professores.
Authors: Moreira, Ingriddy Nathali Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Keywords: Racismo
Teoria Ator-Rede
Educação não-formal
Issue Date: 2020
metadata.dc.contributor.referee: Oda, Welton Yudi
Prudêncio, Christiana Andréa Vianna
Souza, Gilmar Pereira de
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Citation: MOREIRA, Ingriddy Nathaly Santos. Racismo ambiental como questão bioética para o Ensino de Ciências: construção de uma proposta colaborativa de formação inicial de professores. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
Abstract: Em sala de aula assuntos relacionados à raça e discriminação podem se apresentar como questões polêmicas. Para refletir sobre esses problemas, a inclusão de questões bioéticas nos programas de incentivo à docência, como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) pode auxiliar na construção de pontes entre as temáticas que envolvem as desigualdades, o racismo ambiental e apontar para diálogos que favoreçam a resolutividade. Para tanto, essa pesquisa teve como objetivo identificar as interações e translações que ocorreram entre os professores em formação do PIBID- Ciências de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os encontros promovidos contaram com espaços formais de Educação e com um espaço não-formal de Educação, uma mina de galeria da cidade de Ouro Preto, um caminho para a construção de uma estratégia que possa vir a contribuir para que assuntos relacionados à raça se tornem temáticas consideradas relevantes ao Ensino de Ciências. Por se tratar de uma temática polêmica, sendo a pesquisa realizada em um programa de mestrado profissional a proposta será a produção de um produto educacional que abarca uma oficina colaborativa para a formação inicial de professores. Para a análise da pesquisa e consequente criação do produto utilizamos como referencial teórico-analítico a Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour. Sua abordagem considera que não há distinção entre humanos e não-humanos, focando sempre nas ações e interações entre os elementos. Essa interação nos permitiu visualizar uma rede sociomaterial emergindo a partir dos encontros. Trabalhamos a partir de uma abordagem que nos permitiu compreender a afetação como efeito das translações que ocorreram a partir da associação entre diversos actantes. A partir do material obtido, descrevemos nossos resultados mostrando as translações identificadas, as redes performadas entre os actantes e o que emergiu delas durante os encontros realizados. Ao final, os participantes construíram uma sequência didática como atividade final da oficina colaborativa, evidenciando que a visita à mina fora um importante mediador, colocando o espaço não formal de aprendizagem como actante focal desse processo. Dessa forma, foi possível considerar que a oficina colaborativa contribuiu com a discussão, reflexão e emergência de temas tão caros ligados à raça a partir da troca e da construção conjunta.
metadata.dc.description.abstracten: In the classroom, issues related to race and discrimination can present themselves as controversial issues. To reflect on these problems, the inclusion of bioethical issues in teaching incentive programs, such as the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) can assist in building bridges between the themes involving inequalities, environmental racism and pointing out for dialogues that favor resolvability. To this end, this research aimed to identify the interactions and translations that took place between teachers in formation at PIBID-Sciences at a public university in the interior of Minas Gerais. The meetings promoted had formal spaces for Education and a non-formal space for Education, a gallery mine in the city of Ouro Preto, a way to build a strategy that could contribute to issues related to race become themes considered relevant to Science Education. As it is a controversial topic, and the research was carried out in a professional master's program, the proposal will be the production of an educational product that includes a collaborative workshop for the initial training of teachers. . For the analysis of the research and the consequent creation of the product, we used Bruno Latour's Actor-Network Theory (TAR) as a theoretical-analytical framework. His approach considers that there is no distinction between humans and non-humans, always focusing on the actions and interactions between the elements. This interaction allowed us to visualize a sociomaterial network emerging from the meetings. We work from an approach that allows us to understand the affect as an effect of the translations that occur from the association between different actors. From the material obtained, we describe our results showing the translations identified, the networks performed between the actors and what emerged from it during the meetings held. At the end, the participants built a didactic sequence as the final activity of the collaborative workshop, showing that the visit to the mine was an important mediator, placing the non-formal learning space as a focal actor in this process. In this way, it was possible to consider that the collaborative workshop contributed to the discussion, reflection and emergence of such expensive themes linked to the race from the exchange and the joint construction.
Description: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12662
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 25/08/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:MPEC - Mestrado (Dissertações)

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