Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12628
Título: Para conhecer norma linguística.
Autor(es): Gonçalves, Clézio Roberto
Costa, Mariana Mendes Correa da
Dias, Valter de Carvalho
Data do documento: 2018
Referência: GONÇALVES, C. R.; COSTA, M. M. C.; DIAS, V. C. Para conhecer norma linguística. Letra Magna, v. 14, n. 22, p. 402-404, jan./jul. 2018. Disponível em: <http://www.letramagna.com/artigos_22/resenha01_22.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: O livro Para Conhecer Norma Linguística, de autoria de Carlos Alberto Faraco e Ana Maria Zilles, publicado pela Editora Contexto em 2017, traz em suas 219 páginas os principais questionamentos sobre ideia de norma, sobretudo na Língua Portuguesa, fazendo com que seus leitores compreendam o seu conceito em diferentes contextos, contribuindo para o ensino de uma língua que respeite, acima de tudo, as variedades. Carlos Alberto Faraco é professor (aposentado) titular da Universidade Federal do Paraná. Possui experiência na área de Linguística com ênfase em Linguística Aplicada; seus livros e artigos muito têm contribuído para uma discussão sistemática sobre língua. Publicou vários livros, dentre os quais destaca-se Norma culta brasileira: desatando alguns nós. Ana Maria Zilles é professora titular de Linguística da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Dedica-se atualmente a estudos da variação e mudança linguística, como também políticas linguísticas, aquisição da linguagem, dentre outros. Em cooperação com Faraco, publicou Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino, importante obra que discute a língua, especialmente no contexto escolar. O livro ora comentado, além de uma breve apresentação, está organizado em quatro capítulos, a saber: (1) Norma: tecendo conceitos; (2) Norma: descrição e prescrição; (3) Breve histórico da normatização do português; e (4) Norma e ensino. Destaca-se ainda o caráter pedagógico da obra, ao disponibilizar, no final de cada capítulo, leituras complementares e questões a serem respondidas.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12628
Link para o artigo: http://www.letramagna.com/artigos_22/resenha01_22.pdf
ISSN: 1807-5193
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ConhecerNormaLinguística.pdf
  Restricted Access
126,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.