Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12624
Título: Reading strategies for the profoundly deaf Libras users : benefits of speech and lip reading for strengthening linguistic skills.
Título(s) alternativo(s): Estratégias de leitura em surdos profundos usuários da Libras : benefícios da oralização e da leitura labial para o fortalecimento de habilidades linguísticas.
Autor(es): Pinheiro, Ângela Maria Vieira
Toffolo, Andreia Chagas Rocha
Vilhena, Douglas de Araújo
Palavras-chave: Deafness
Lip reading
Sign language
Special education
Data do documento: 2020
Referência: PINHEIRO, A. M. V.; TOFFOLO, A. C. R. Reading strategies for the profoundly deaf Libras users: benefits of speech and lip reading for strengthening linguistic skills. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, maio. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2020000100305&script=sci_arttext>. Acesso em: 03 jul. 2020.
Resumo: To understand the reading strategies used by deaf students, two groups of profoundly deaf individuals were tested: Group 1: users of the Brazilian Sign Language and Group 2: users of the Brazilian Sign Language and speech and/or lip reading. A reading test was used to assess the degree of development of logographic, alphabetic and orthographic strategies. The group of deaf students who used alternative means of communication (Group 2) showed improved performance in all psycholinguistic categories of the test in comparison to Group 1. It was observed that the use of phonology is not directly associated with good reading skills in the profoundly deaf. On the other hand, word recognition by these readers occurs via the utilization of the orthographic strategy, which proved to be effi cient.
Resumo em outra língua: Para compreender as estratégias de leitura utilizadas por indivíduos com surdez profunda, o presente estudo investigou dois grupos: Grupo 1, constituído por usuários da Libras – Língua Brasileira de Sinais; e Grupo 2, composto por indivíduos que, além da Libras, usam recursos de oralização e/ou leitura labial. Por meio do Teste de Competência de Leitura de Palavras, foi avaliado o grau de desenvolvimento das estratégias logográfica, alfabética e ortográfica. Em comparação ao Grupo 1, o grupo de surdos que utiliza meios alternativos de comunicação (Grupo 2) apresentou desempenho superior em todas as categorias psicolinguísticas do teste. Observou-se que o uso da fonologia não está diretamente associado à boa habilidade de leitura em surdos profundos e que o reconhecimento de palavras por esses leitores se dá por meio da utilização da estratégia ortográfica, que se mostrou eficiente.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12624
DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e190003
ISSN: 1982-0275
Licença: This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.en). Fonte: o próprio artigo.
Aparece nas coleções:DELET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ReadingStrategiesProfoundly.pdf536,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.