Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1261
Title: Influência da temperatura de laminação de acabamento na estrutura e propriedades magnéticas de um aço silício GNO com 2% Si.
Authors: Paolinelli, Sebastião da Costa
Cunha, Marco Antônio da
Cota, André Barros
Keywords: Tamanho de grão
Propriedades magnéticas
Bandas de cisalhamento
Temperatura de acabamento
Textura
Issue Date: 2006
Citation: PAOLINELLI, S. da C.; CUNHA, M. A. da; COTA, A. B. Influência da temperatura de laminação de acabamento na estrutura e propriedades magnéticas de um aço silício GNO com 2% Si. In: Workshop sobre Textura e Relações de Orientação, 3., 2006, São Paulo : EDUSP, 2006. v. 1. p.1-12. Disponível em: <http://www.pmt.usp.br/pagina%20no%20site%20do%20departamento/pdf/ID1.pdf>. Acesso em: 08 ago. 2012.
Abstract: Amostras de esboço com 25mm de espessura de um aço silício de grão não orientado (GNO) contendo 2,0% Si e 0,25% Al foram reaquecidas a 1150°C, laminadas num laminador reversível piloto em temperaturas de acabamento de 920 a 1120°C e processadas até o recozimento final para avaliação da evolução da orientação cristalográfica, estrutura de grãos e propriedades magnéticas. Os resultados mostraram que o acréscimo da temperatura de laminação de acabamento provoca pouco benefício na orientação cristalográfica e um aumento contínuo no tamanho de grão da bobina a quente (BQ). Como conseqüência, verificou-se um acréscimo da fração volumétrica da fibra Eta e uma redução da fração da fibra Gama após recozimento final, o que ocasionou um aumento contínuo da indução magnética a 5000A/m (B50). Observou-se também que o tamanho de grão final diminuiu com a laminação a partir de 1040°C, mesmo com um tamanho de grão de partida crescente. Isto resultou num acréscimo na perda magnética a partir desta temperatura e revelou a existência de um tamanho de grão ótimo da BQ. A redução do tamanho de grão final a partir de certo tamanho de grão da BQ é explicada pelo aumento do número de bandas de cisalhamento com o aumento de tamanho de grão de partida para laminar, o que gerou maior número de núcleos para recristalização com conseqüente redução do tamanho de grão final.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1261
Appears in Collections:DEFIS - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_InfluênciaTemperaturaLaminação.pdf1,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.