Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12562
Title: Agonística buarquiana : Sérgio Buarque de Holanda em combates com Gilberto Freyre e Alceu Amoroso Lima (1920-1960).
Authors: Sanches, Dalton
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Mateus Henrique de Faria
Maciel, Emílio Carlos Roscoe
Keywords: Sérgio Buarque de Holanda
Gilberto Freyre
Alceu Amoroso Lima
História intelectual
Historiografia - Brasil
Issue Date: 2019
metadata.dc.contributor.referee: Mata, Sérgio Ricardo da
Rangel, Marcelo de Mello
Rodrigues, Henrique Estrada
Nicodemo, Thiago Lima
Pereira, Mateus Henrique de Faria
Citation: SANCHES, Dalton. Agonística buarquiana: Sérgio Buarque de Holanda em combates com Gilberto Freyre e Alceu Amoroso Lima (1920-1960). 2019. 244 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Abstract: Tendo como fio condutor a imagem nietzscheana da agonística ateniense, esta tese aborda as disputas intelectuais de Sérgio Buarque de Holanda com Gilberto Freyre e Alceu Amoroso Lima. Ao lançar mão de variada estratégia discursiva e textual no combate com os dois interlocutores, Sérgio Buarque representa-se e erige sua memória intelectual assente nesse jogo de pares antitéticos, cujo móvel é a negação das empreitadas intelectivas e projetos postos em curso por eles. Como personagens nodais em cujas trajetórias se entreveem muitas das questões candentes que figuram ao longo da periodização aqui delineada, sustentamos que, compósita e plasticamente, Buarque de Holanda molda-se por e molda tal relação triangular em três tempos: estético-político, ético-político e político-epistemológico. O primeiro, que terá como fontes privilegiadas publicações de artigos de imprensa, configura-se no ambiente dos modernismos na década de 1920, no qual se projetam os anseios e as disputas por interpretações seletivas de cunho estético em busca de uma “expressão nacional”; o segundo, já nas décadas de 1930 e 1940, que terá como excelência analítica as duas primeiras edições de Raízes do Brasil (1936-1948), é o ambiente no qual emergem poderosas e sedutoras propostas de leituras sobre o passado nacional e cujas rivalidades sobre modelos interpretativos, seguidas de apagamentos, construção de identidades e contração de memórias podem ser antevistas nas permutas efetuadas no clássico livro; no terceiro tempo, por fim, veremos que, por meio do combate pelas resenhas estampadas nos jornais ao longo das décadas de 1950 e 1960, o ensaísta, mantendo ainda vivas as disputas com os seus dois grandes oponentes, comporá o front nos campos disciplinares que se impunham gradativamente como matrizes hegemônicas e cujas dinâmicas de consagração se pautarão por seus combates pela história, não menos pela sociologia e – dimensão escassamente estudada em sua obra – pela filosofia.
metadata.dc.description.abstracten: With the Nietzschean image of Athenian agonistics as its guiding thread, this thesis addresses the intellectual disputes of Sérgio Buarque de Holanda with Gilberto Freyre and Alceu Amoroso Lima. By using a varied discursive and textual strategy in the combats with both interlocutors, Sérgio Buarque represents himself and builds his intellectual memory based on this game of antithetical pairs, whose motive is the negation of the intellectual endeavors and projects put in place by them. As nodal characters whose trajectories intertwine many of the main questions that appear throughout the periodization outlined here, we maintain that, composite and plastically, Buarque de Holanda shapes himself and shapes this triangular relationship in three times: aesthetic-political, ethical-political and political-epistemological. The first, having as a privileged source publications of press articles, is configured in the environment of modernisms in the 1920s, in which the desires and disputes for selective interpretations of an aesthetic nature are projected in search of a “national expression”; the second, in the 1930s and 1940s, which will have as analytical excellence the first two editions of Raízes do Brasil (1936-1948), is the environment in which powerful and seductive reading proposals about the national past emerge and whose rivalries over interpretative models, followed by erasures, construction of identities and contraction of memories can be foreseen in the exchanges performed in the classic book; in the third time, finally, we will see that, through the combats through reviews published in newspapers throughout the 1950s and 1960s, the essayist, keeping alive the disputes with his two great opponents, will set the front in the disciplinary fields that gradually imposed themselves as hegemonic matrices whose consecration dynamics will be guided by their combats for history, not least for sociology and – a dimension scarcely studied in his work – for philosophy.
Description: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12562
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/07/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Appears in Collections:PPGHis - Doutorado (Teses)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_AgonísticaBuarquianaSérgio.pdf2,71 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons