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Título: Sou professora de matemática tradicional! : análise de traços de identidade de Amanda em relação à constituição profissional.
Título(s) alternativo(s): I'm traditional math teacher! : analyzing traces of Amanda's identity in relation to the professional constitution.
Autor(es): Tinti, Douglas da Silva
Manrique, Ana Lúcia
Palavras-chave: Comunidade de Prática
Identidade
Desenvolvimento profissional
Programa Observatório da Educação
Data do documento: 2019
Referência: TINTI, D. S.; MANRIQUE, A. L. Sou professora de matemática tradicional!: análise de traços de identidade de Amanda em relação à constituição profissional. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 383-404, 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/41286>. Acesso em: 18 jun. 2020.
Resumo: Este artigo analisa a constituição profissional e o entendimento acerca dos processos de ensino e de aprendizagem de uma professora de Matemática, denominada Amanda, membro de uma Comunidade de Prática – CoP, constituída em um dos projetos do OBEDUC. Os dados foram coletados a partir de narrativas e transcrições de encontros da CoP e analisados por meio da teoria social da aprendizagem. A análise permitiu a percepção de diferentes processos de identificação, negociabilidade e afiliação que permearam a escolha e a inserção profissional da professora. Além disso, ao considerarmos os componentes: propriedade de significado e economia de significados, foi possível identificar a constituição do processo de negociabilidade da Amanda em relação ao Ensino da Matemática desde sua inserção como professora de Matemática.
Resumo em outra língua: This article analyzes the professional constitution and understanding about the teaching and learning processes of a Mathematics teacher, named Amanda, member of a Community of Practice - CoP, constituted in one of the OBEDUC projects. The data were collected from narratives and transcripts of meetings of the CoP and analyzed through the social theory of learning. The analysis allowed the perception of different processes of identification, negotiability and affiliation that permeated the choice and the professional insertion of the teacher. In addition, when considering the components: property of meaning and economy of meanings, it was possible to identify the constitution of the negotiation process of Amanda in relation to the Teaching of Mathematics since its insertion as teacher of Mathematics.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12539
DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p383-404
ISSN: 1983-3156
Licença: O periódico Educação Matemática Pesquisa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2701>. Acesso em: 06 ago. 2020.
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