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Título: Ofício de professor de matemática : vocação ou construção? : percepções de futuros professores.
Autor(es): Soares, Maria Cecília Pereira
Ferreira, Ana Cristina
Palavras-chave: Educação matemática
Licenciatura em matemática
Formação de professores
Data do documento: 2019
Referência: SOARES, M. C. P.; FERREIRA, A. C. Ofício de professor de matemática: vocação ou construção?: percepções de futuros professores. Revista de Educação Matemática, São paulo, v. 16, n. 23, p. 366-384, set./dez. 2019. Disponível em: <https://revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/304>. Acesso em: 18 jun. 2020.
Resumo: Ofício de professor de matemática: vocação ou construção? Percepções de futuros professores. O foco do presente estudo são as percepções de alunos de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública de Minas Gerais acerca do ofício de professor. Nessa pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, dez licenciandos foram acompanhados ao longo de três semestres letivos nas disciplinas de Prática de Ensino e de Estágio Supervisionado. Os dados foram produzidos a partir da observação de aulas, do diário de campo da pesquisadora e de entrevistas realizados com os licenciandos. Após sua triangulação, foram organizados em categorias. Duas delas são abordadas no presente artigo: ofício de professor como vocação, missão, dom; ofício de professor como construção complexa. Os resultados evidenciam que, embora alguns licenciandos percebam o ofício de professor de Matemática como dom ou vocação, a maioria o percebe como uma construção complexa que demanda conhecimentos além dos matemáticos e o cumprimento de muitas exigências. Eles percebem que a relação com os alunos é essencial e que se dá em um contexto configurado por situações diversas que demanda aprimoramento contínuo. Contudo, o ofício de professor de Matemática é também visto como prazeroso e gratificante, principalmente, por perceberem que podem contribuir para a formação de seus alunos.
Resumo em outra língua: This study is focused on the perception of pre-service Mathematics teachers of a public university, in the countryside of Minas Gerais about the teacher job´s. In this exploratory and qualitative research, ten students were accompanied in the Teaching Practice and Supervised Practicum courses, for three school terms. Data were supplied from class observations, researcher’s field journal, and interviews with students. After their triangulation, they were organized into categories. Two of them are Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 16, n. 23, p. 366-384, set. /dez. 2019. Uma publicação da Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática 367 addressed in this article: teaching as a vocation, mission, gift; Teacher's craft as a complex construction. According to the data analysis the Mathematics teaching is seen as complex by most of the participants because it requires a type of knowledge beyond mathematical skills, and demands the fulfillment of a great many of requirements. They perceived that a teacher-student relationship is central and happens in a context set by several situations that demands continuous qualification. However, the Mathematics teacher job´s is also seen as pleasant and rewarding, mainly because they perceive that they can contribute to the students’ formation.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12529
DOI: https://doi.org/10.25090/remat25269062v16n232019p366a384
ISSN: 2526-9062
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