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dc.contributor.advisorCosta, Adilson Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.authorSiqueira, Francismar Silva-
dc.date.accessioned2020-07-15T17:59:44Z-
dc.date.available2020-07-15T17:59:44Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Francismar Silva. Abrasividade de polpas minerais associadas às propriedades do abrasivo: morfologia, concentração, tamanho médio e natureza das partícula. 2018. 87 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12452-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractO transporte de matérias primas por meio de dutos é uma tendência de diversos setores da indústria. Trata-se de um meio de transporte de baixo custo, prático e de baixo impacto ambiental, se comparado aos demais meios de transporte disponíveis. A indústria mínero metalúrgica emprega largamente o sistema de minerodutos. Tanto entre as etapas de processamento, transportando o minério entre plantas industriais para etapas intermediárias de beneficiamento, como para escoar o produto final até a região portuária. Portanto, o estudo de condições ótimas de transporte destes bens minerais é de importância estratégica para as indústrias deste setor. O estudo da abrasividade dos insumos minerais transportados pode contribuir com esta otimização. A proposta deste trabalho é estudar a abrasividade de polpas e lamas minerais de acordo com a metodologia Miller, cujos critérios são definidos na norma ASTM G75-15, contribuindo assim para melhor compreensão dos fatores envolvidos no desgaste destes minerodutos. Mais especificamente, busca-se relacionar a abrasividade de polpas e lamas minerais transportadas em minerodutos à morfologia das partículas, diluição (porção das lamas composta por sólidos) e gênese mineral. Propõe-se ainda a elaboração de um banco de dados de abrasividade de lamas minerais com os resultados obtidos. Pretende-se desta forma, contribuir para a otimização do sistema de transporte de lamas e polpas minerais por meio de minerodutos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectMinériopt_BR
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectBeneficiamentopt_BR
dc.subjectMinerodutospt_BR
dc.titleAbrasividade de polpas minerais associadas às propriedades do abrasivo : morfologia, concentração, tamanho médio e natureza das partícula.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/04/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeCosta, Adilson Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.refereeSolé, Rubén Antonio Llobellpt_BR
dc.contributor.refereeLima, Milton Sérgio Fernandes dept_BR
dc.description.abstractenThe raw material transportation system is a tendency for many areas of industry. It is a low cost, high manageable and low environmental impact in comparison with the other available ore transport systems. This system is largely applied in mining industry. Inside production process and to transport the ore between intermediate production steps as well to transport the final production to the port region. Thus, the research of the best transportation conditions for these mineral resources is strategical for the industries from this activity area. The research of the abrasively of the raw material transported by this system can contribute to optimize the raw material transportation. The aim of this work is to study the abrasively of mineral slurries according to Miler methodology, described in ASTM G75-15, contributing to the comprehension of the factors related to the wear of these pipelines. More specifically, this work intends to establish the numerical correlation between slurry abrasively to the particles morphology using Spike (S) parameter. With the obtained results is expected the gathering of a slurry abrasively in a database system. At last, the target of this work is to contribute to increase the mining slurry transportation using pipeline transport system.pt_BR
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