Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/12424
Registro completo de metadados
Campo Dublin CoreValorIdioma
dc.contributor.authorNeves, Libéria Rodrigues-
dc.contributor.authorRahme, Mônica Maria Farid-
dc.contributor.authorFerreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá-
dc.date.accessioned2020-07-02T19:46:57Z-
dc.date.available2020-07-02T19:46:57Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationNEVES, L. R.; RAHME, M. M. F.; FERREIRA, C. M. R. J.; Special education policy and the challenges of an inclusive perspective. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 44, n.1, e84853, mar. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2175-62362019000100203&lng=en&nrm=iso/&tlng=pt>. Acesso em: 18 jun. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12424-
dc.description.abstractSpecial Education Policy and the Challenges of an Inclusive Perspective. This article analyzes the meanings of the document National Policy on Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2008) and its relevance for the definition of directions for disabled students’ schooling in Brazil in the last ten years. It highlights the centrality conferred by the Policy on Specialized Educational Assistance (SEA), as a complement and/or supplement to common education, in the process of school inclusion. Therefore, it is proposed a dialogue with the psychoanalyti c discourse, in order to problematize the place attributed to SEA in this context, as well as the persistence of segregating movements, which insist on enrolling even if the political orientation proposes an inclusive education.pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectSpecialized educational assistancept_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.titleSpecial education policy and the challenges of an inclusive perspective.pt_BR
dc.title.alternativePolítica de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: Educação e Realidade <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100203&tlng=pt>. Acesso em: 02 jun. 2020.pt_BR
dc.description.abstractenPolítica de Educação Especial e os Desafios de uma Perspectiva Inclusiva. Este artigo analisa os significados do documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e sua relevância para a definição dos rumos da escolarização dos estudantes com deficiência no Brasil, nos últimos dez anos. Destaca a centralidade conferida pela Política ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), como complementar e/ou suplementar ao ensino comum, no processo de inclusão escolar. Diante disso, propõe-se uma interlocução com o discurso psicanalítico, de modo a problematizar o lugar atribuído ao AEE nesse contexto, bem como a persistência de movimentos segregadores, que insistem em se inscrever mesmo que a orientação política proponha uma Educação Inclusiva.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/2175-623684853pt_BR
Aparece nas coleções:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SpecialEducationPolicy.pdf220,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_PolíticaEducaçãoEspecial.pdf225,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.