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Título: "Eu quero educação que tenha importância na nossa vida" : trajetórias escolares e sentidos da escolarização para os jovens da EJA no município de Conselheiro Lafaiete-MG.
Autor(es): Soares, Lília Pereira
Orientador(es): Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Palavras-chave: Escolarização
Defasagem idade-série
Educação de jovens e adultos - Conselheiro Lafaiete - MG
Reprovação escolar
Data do documento: 2020
Membros da banca: Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Porcaro, Rosa Cristina
Referência: SOARES, Lília Pereira. "Eu quero educação que tenha importância na nossa vida": trajetórias escolares e sentidos da escolarização para os jovens da EJA no município de Conselheiro Lafaiete-MG. 2020. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
Resumo: Esta pesquisa discute as implicações que ocorrem nos percursos escolares, como, as situações de reprovações, defasagem idade-série, abandono e exclusão que influenciam os jovens ainda adolescentes a continuarem a escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para concluir a Educação Básica ou corrigir o fluxo escolar. A fim de ampliar o campo de investigação, decidimos apresentar o perfil de todos os estudantes que participaram da pesquisa das escolas estaduais que possuem turmas de EJA, assim como, os motivos pelos quais deixaram a escola regular, se pararam de estudar em algum momento da vida, e quais sentidos da escola/escolarização para esses estudantes. Para compor o referencial teórico da pesquisa, discutimos o contexto histórico da EJA no Brasil e analisamos os dados estatísticos no cenário educacional atual. E para analisar as implicações que ocorrem nas trajetórias escolares e investigar por que os jovens estão compondo, cada vez mais cedo, as salas da EJA, precisávamos identificar e compreender quem é esse jovem, assim, foi necessário analisar os conceitos de juventude e suas representações contemporâneas e o fenômeno da juvenilização da EJA. Amparamo-nos em diversos autores e pesquisadores, como: Maria Clara Di Pierro, Sérgio Haddad, Miguel G. Arroyo, Juarez Dayrell, Paulo Carrano e Carmem Brunel. Como metodologia da pesquisa, utilizamos a abordagem quanti-qualitativa, que contou com questionários em uma amostragem que totalizou 297 aplicações, possibilitando a construção do perfil dos estudantes participantes da investigação, jovens e adultos do Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, além de entrevistas semiestruturadas com cinco estudantes menores de 18 anos, uma mãe e uma tia responsável. Os dados obtidos a partir da análise dos questionários e das entrevistas foram agrupados nas seguintes categorias: caracterização do perfil dos alunos da EJA, trabalho e educação; as trajetórias escolares no percurso regular e suas implicações; o significado da escola e do processo de escolarização para os estudantes e suas famílias. Constatamos, nesta investigação, que as implicações nos percursos escolares que tornam as trajetórias escolares irregulares ultrapassam as questões objetivas contempladas pelas políticas educacionais. Identificamos que a escola, o Estado e a família pouco articulam entre si a interação necessária para atender às necessidades específicas dos estudantes que vão além da sala de aula como dificuldades econômicas e problemas sociais. Entre os achados da pesquisa, identificamos que há a necessidade de articulação entre as dimensões políticas educacionais com as políticas sociais a fim de atender às crianças e aos jovens nos percursos escolares da Educação Básica para evitar a defasagem idade-série, um dos fatores principais que fazem com que os jovens continuem o processo de escolarização na modalidade da EJA.
Resumo em outra língua: This research discusses the implications that occur in school pathways, such as failures, agegrade gap, abandonment and exclusion that influence young adolescents to continue schooling in Youth and Adult Education (EJA) to complete Basic Education or correct the school flow. In order to expand the field of investigation, we decided to present the profile of all students who participated in the research of state schools that have EJA classes, as well as the reasons why they left regular school, stopped studying at some point in the life, and what meanings of school / schooling for these students. To compose the theoretical framework of the research, we discussed the historical context of EJA in Brazil, we analyzed the statistical data in the current educational scenario. In order to analyze the implications that occur in school trajectories and investigate why young people are making up EJA classrooms earlier and earlier, we needed to identify and understand who this young person is, so it was necessary to analyze the concepts of youth and their contemporary representations and the phenomenon of the youth of EJA. We are supported by several authors and researchers, such as: Maria Clara Di Pierro, Sérgio Haddad, Miguel G. Arroyo, Juarez Dayrell, Paulo Carrano and Carmem Brunel. As a research methodology, we used the quanti-qualitative approach, which included questionnaires in a sample that totaled 297 applications, enabling the construction of the profile of students participating in the investigation, young people and adults from elementary school to high school and high school, in addition to interviews semi-structured with five students under 18, a mother and a responsible aunt. The data obtained from the analysis of the questionnaires and the interviews were grouped in the following categories: characterization of the profile of the students of EJA, work and education; the school trajectories in the regular course and its implications; the meaning of the school and the schooling process for students and their families. We found, in this investigation, that the implications on school pathways that make school trajectories irregular go beyond the objective issues contemplated by educational policies. We identified that the school, the State and the family barely articulate the interaction necessary to meet the specific needs of students who go beyond the classroom such as economic difficulties and social problems. Among the research findings, we identified that there is a need for articulation between the educational political dimensions and the social policies in order to assist children and young people in the Basic Education school pathways to avoid the age-grade gap, one of the main factors that make young people continue the schooling process in the EJA modality.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12294
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/05/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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